Colégio Teresa é homenageado pela Câmara Municipal de Parnamirim pelos 30 anos de fundação

Na última sexta-feira (25), a Câmara Municipal de Parnamirim realizou uma Sessão Solene em homenagem aos 30 anos do Colégio Teresa. A celebração, proposta pela vereadora Rafaela de Nilda, reuniu autoridades, alunos, ex-alunos, professores e convidados no plenário da Casa Legislativa para reconhecer a trajetória de excelência da instituição, referência em educação na cidade. Fundado em 1995, o Colégio Teresa vem se destacando ao longo das últimas três décadas pelo compromisso com a formação acadêmica e cidadã de crianças e jovens, contribuindo significativamente para o desenvolvimento educacional e social de Parnamirim. A homenagem simboliza o reconhecimento do poder público ao papel transformador da educação e ao legado construído pela escola. Durante a cerimônia, gestores, educadores e colaboradores foram homenageados com certificados de reconhecimento e emocionaram o público com depoimentos marcantes sobre a importância da instituição em suas vidas. “Esta homenagem é um justo reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo Colégio Teresa. Uma escola que inspira e transforma vidas por meio da educação”, afirmou a vereadora Rafaela de Nilda. A diretora administrativa Paulline Azevedo destacou a emoção de ver o trabalho da equipe sendo reconhecido: “São 30 anos de dedicação, desafios e muitas conquistas. Receber essa homenagem nos enche de orgulho e renova nosso compromisso com uma educação humanizada, transformadora e de qualidade”, declarou. Já a diretora pedagógica Maria Ferreira ressaltou o papel da escola na formação de cidadãos conscientes: “Nosso trabalho vai além do conteúdo. Buscamos formar pessoas que sejam protagonistas das suas histórias e contribuam positivamente para a sociedade. Ver ex-alunos hoje atuando em diversas áreas é a maior prova de que estamos no caminho certo.” A sessão solene marcou mais um capítulo especial na história do Colégio Teresa, celebrando uma trajetória construída com dedicação, compromisso e amor à educação.

Cineclube Areal estreia em Parnamirim com filmes dirigidos por mulheridades

A cidade de Parnamirim ganha, a partir desta quarta-feira (30), um novo espaço cultural voltado ao cinema independente. É a estreia do Cineclube Areal, que vai exibir curtas e longas-metragens dirigidos por mulheridades (mulheres cis, trans, travestis e pessoas trans não-binárias) do Sul Global, com sessões gratuitas na sede da produtora audiovisual Nobir, no Centro da cidade. A proposta do projeto é descentralizar a exibição de filmes no Rio Grande do Norte e formar público para produções ainda inéditas no estado, além de fomentar debates sobre questões sociais a partir das temáticas abordadas nas obras. As sessões começam sempre às 19h e terão acessibilidade comunicacional, com legendas em Língua de Sinais Brasileira (LSE) e intérprete de Libras nos debates. Na estreia, o público poderá assistir ao curta “Pedras Não Flutuam” (2019, 8’12”), da diretora potiguar Lara Ovídio, e ao documentário “O Bem Virá” (2020, 80 min), de Uilma Queiroz. O primeiro resgata memórias da antiga cidade submersa de São Rafael Velha, no RN. Já o segundo retrata a força das mulheres durante a seca de 1983 no sertão do Pajeú, em Pernambuco. O Cineclube Areal terá sessões semanais ao longo do mês de maio e foi idealizado pelas cineastas Ádila Santos, Diana Coelho e Rosy Nascimento. Segundo Ádila, o projeto surgiu da necessidade de espaços culturais em Parnamirim que promovam o cinema independente. “É uma vitrine para produções de mulheridades e um espaço importante de formação e debate para o público local”, destaca. O espaço também contará com estrutura de acessibilidade e espaço kids, conforme a demanda do público. O projeto tem patrocínio da Fundação José Augusto, Secretaria de Cultura do RN, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal. 📍 ServiçoEstreia do Cineclube Areal🗓 Quarta-feira, 30 de abril, às 19h📍 Sede da Nobir: Av. Ten. Cordeiro, 436 – Centro, Parnamirim🎬 Curtas e longas dirigidos por mulheridades | Entrada gratuita📲 Acompanhe: @cineclubeareal

Clístenes Carlos estreia o “Interligados Cast” com entrevistas semanais e temas variados

Estreou no dia 22 de abril o Interligados Cast, novo podcast apresentado pelo comunicador pau-ferrense Clístenes Carlos. Com entrevistas semanais no YouTube e em diversas plataformas de áudio, o programa abre espaço para conversas leves, sinceras e cheias de boas histórias. A cada episódio, o podcast recebe convidados de diferentes áreas para falar sobre temas como cultura, música, empreendedorismo, saúde, política, educação, arte e muito mais. A proposta é valorizar trajetórias e compartilhar experiências que informam e inspiram. A estreia teve como convidado o cantor Everaldo Miguel, que relembrou sua caminhada na música, desafios da carreira e momentos marcantes da sua vida pessoal e profissional. Uma conversa envolvente que já deu o tom do que vem por aí. À frente do projeto está Clístenes Carlos, comunicador de Pau dos Ferros com mais de 20 anos de experiência. Atualmente, escreve para a Revista Acontece RN e mantém o blog www.clistenescarlos.com.br, onde compartilha notícias, bastidores e conteúdos variados. Também é ativo nas redes sociais, com foco na cobertura de eventos sociais, culturais e informativos. Clístenes já atuou em jornais impressos como O Mossoroense e Resenha Alto Oeste, apresentou programa de TV e possui ampla experiência em assessoria de comunicação. O Interligados Cast está disponível no canal www.youtube.com/@clistenes_carlos e nas principais plataformas de áudio. Para acompanhar as novidades, siga no Instagram: @interligadose @clistenescarlos.

Natal será sede do 1º Festival de Choro do Nordeste em setembro

A cidade de Natal vai sediar, entre os dias 6 e 8 de setembro, o 1º Festival de Choro do Nordeste, um evento inédito que promete reunir grandes nomes do gênero musical em uma celebração da cultura nordestina e potiguar. O lançamento oficial aconteceu na noite desta quinta-feira (24), no palco do Teatro Alberto Maranhão, encerrando a programação comemorativa do Dia Nacional do Choro, celebrado em 23 de abril. Promovido pela Prefeitura do Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) e da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o festival busca fortalecer a identidade cultural da cidade, impulsionar a cadeia produtiva da cultura e atrair turistas para a capital potiguar. Durante o evento de lançamento, o bandolinista potiguar João Juvanklin foi homenageado por sua trajetória e contribuição à música brasileira. Com nove discos gravados e mais de cem composições autorais reunidas em um livro de partituras, Juvanklin foi aplaudido de pé por um público emocionado. A secretária da Funcarte, Iracy Azevedo, destacou a importância do festival:“Realizar o 1º Festival de Choro do Nordeste aqui em Natal é fortalecer nossa identidade cultural e valorizar os talentos dos músicos natalenses e potiguares. É um evento que vai movimentar toda a cadeia produtiva da cultura, trazendo músicos de renome de outros estados, atraindo turistas e gerando impacto direto na economia local.” A cerimônia contou com apresentações musicais, presença de artistas, gestores culturais e apaixonados pelo choro, marcando o início de um novo capítulo para a música instrumental na cidade. A programação do Dia Nacional do Choro, entre os dias 21 e 24 de abril, já antecipou o clima do festival com uma série de atividades culturais gratuitas, como oficinas, shows e rodas de choro em diversos pontos da cidade. O Festival de Choro do Nordeste chega para reforçar Natal como um polo da música brasileira e promete entrar no calendário cultural da região.

Caravana oferece formação gratuita para produtores culturais em Mossoró

Estão abertas as inscrições para a Caravana Energia da Cultura em Mossoró (RN), projeto realizado em parceria entre o Instituto Neoenergia e Cultura e Mercado, que oferece formações presenciais e gratuitas para pessoas que trabalham na área da cultura em Mossoró.  A formação acontecerá entre 12 e 15 de maio, no SESC Mossoró. A Caravana, que já passou pela cidade em 2024, está de volta para uma imersão de quatro dias presenciais e abordará dois grandes temas: Territórios Criativos: histórico e potências locais e Fortalecendo o Território – Saberes e Sabores do fazer cultural. Ainda, terá um dia dedicado à articulação de território para networking e apresentações artísticas.  Segundo Larissa Biasoli, uma das palestrantes e também sócia do Cultura e Mercado, “uma das premissas que guia a Caravana Energia da Cultura é a de que as atividades formativas, os momentos de troca sobre gestão cultural e os encontros entre fazedores de cultura são fundamentais para criação de redes ativas e potentes que transformam e contribuem na viabilização e implementação de novos projetos e programas culturais, nos mais diversos segmentos artísticos. Nosso intuito é ser espaço de escuta ativa pois queremos incentivar a troca de saberes e experiências, e, assim, contribuir com o fortalecimento e articulação das iniciativas de grupos e coletivos locais.” Um dos destaques da Caravana Energia da Cultura é a valorização de especialistas das cidades por onde o projeto passará. Haverá especialistas locais convidados  que participarão como formadores das turmas. Em Mossoró, o projeto contará com Adeilson Dantas, professor de história, produtor musical, cantor e compositor, atuante na cena artística da cidade desde 2013, e Hericles Holanda, artista, produtor cultural e vice-presidente da Cooperativa de Cultura Potiguar. As inscrições em Mossoró vão até 27 de abril e podem ser feitas no site da Caravana Energia da Cultura.  O processo de seleção priorizará as inscrições de mulheres, pessoas pretas, pardas, indígenas e amarelas e pessoas trans e não binárias, e pessoas participantes de coletivos.  Ao final, as pessoas que tiverem presença em pelo menos 75% das atividades receberão certificado, e poderão concorrer a cinco mentorias online com profissional especializada. Sobre os palestrantes Adeilson DantasNatural de Mossoró, 33 anos, formado em História pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, contribui na cena artística de Mossoró desde 2013.  Como produtor musical, cantor e compositor, participou da organização do Beco dos Artistas, produziu o Festival Som dos Bichos, realizado com captação de recursos privados, e dois álbuns: “Primavera do Sertão”, “Zé e Paz Inquieta” e o clipe da música “Encruzilhada” – com a banda Acruviana.  Atualmente, realiza oficinas de cinema em escolas públicas, facilitando o encontro dos estudantes com arte cinematográfica, e em paralelo faz a produção artística de dois artistas de Rap de Mossoró: Comedor de Camarão e Pepeu Savant. Hericles Holanda Hericles Holanda é artista, produtor cultural e gestor com 9 anos de atuação no cenário cultural do Semiárido Potiguar. Como a persona drag Amber Hudson, consolidou sua trajetória como DJ e performer, promovendo eventos que valorizam a cultura LGBTQIA+ e criam espaços seguros para a comunidade. Atualmente, é vice-presidente da Cooperativa de Cultura Potiguar, onde atua no planejamento e execução de projetos que fortalecem a cultura tradicional, urbana e periférica. Também é suplente da Cadeira de Artes Visuais no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Mossoró (2024/2025), contribuindo para a fiscalização e implementação de políticas culturais no município. Além disso, exerce o cargo de Diretor de Cultura da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Norte (UEE-RN), desenvolvendo projetos que incentivam a inserção da cultura no ambiente estudantil. Com vasta experiência na produção e articulação cultural, Hericles se destaca por sua atuação em redes colaborativas, mobilização de artistas e fortalecimento da cena cultural independente no Rio Grande do Norte e no Ceará. Carolina Kazumi Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e pós-graduação em Audiovisual pelo SENAC. Atua no mercado de entretenimento desde 2007, especialmente nas áreas de cultura e audiovisual. Já trabalhou com gestão cultural de projetos patrocinados por empresas como Vale, Natura e Instituto Claro. É professora convidada de cursos de pós-graduação da PUC-SP e da Academia Internacional de Cinema. Larissa BiasoliLarissa é Bacharel em Artes Cênicas (UNICAMP) e especialista em Administração de Artes e Diplomacia Cultural (Goldsmiths University of London). Criou em 2013 a Sorella Produções Artísticas, que atua em diferentes frentes como produção executiva, gestão de projetos e captação de recursos. Atua na elaboração, captação de recursos e gestão de projetos via leis de incentivo fiscais nas 3 esferas: estaduais, federais e municipais para projetos de diferentes áreas (teatro, música, dança, artes plásticas, literatura e audiovisual). Também é especialista em PROMAC (lei de incentivo à cultura da cidade de São Paulo) e leciona sobre o tema desde 2019, bem como atua como palestrante e professora de elaboração de projetos, captação de recursos e gestão desde 2016. Entre 2018 e 2021 foi captadora de recursos para o Centro Cultural Aliança Francesa de São Paulo.  É professora e sócia do Cultura e Mercado desde janeiro de 2021. Como produtora, destacam-se os trabalhos de coordenadora de produção da etapa São Paulo do Festival do Teatro Brasileiro – Cena Baiana em 2014, Cena Paranaense em 2013 e Cena Mineira em 2011. Fez a coordenação de produção e circulação do Grupo Barracão Teatro de Campinas em 2016 por 40 cidades brasileiras pelo Programa Palco Giratório do Sesc e em 2018 realizou e coordenou a produção do Fórum Internacional sobre novas mídias e tecnologia Mediamorfosis na cidade de São Paulo. Em 2021 coordenou a produção do espetáculo “Tem um Rio na Biblioteca” da Companhia da Cultura que foi adaptado para o audiovisual e circulou por cidades de Minas Gerais e Pará. Sobre o Instituto NeoenergiaIntegra o investimento social privado da Neoenergia, com o propósito de fomentar iniciativas que estimulem a transformação das pessoas e do planeta, nas regiões onde a empresa opera seus negócios. O Instituto desenvolve e apoia programas e projetos que colaboram com a redução das desigualdades sociais e a luta contra as mudanças climáticas. Por meio de cinco pilares de atuação – Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional – contribui diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e atua em consonância com as melhores práticas ESG. O Instituto Neoenergia apoia a Década da Ação e mobiliza esforços em prol da aceleração do cumprimento das metas da Agenda 2030. Em 2024, beneficiou diretamente mais de 650 mil pessoas. Saiba mais: https://www.neoenergia.com/instituto-neoenergia Sobre a NeoenergiaCompanhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a cerca de 16,5 milhões de clientes, o equivalente a cerca de 40 milhões de pessoas. A Neoenergia possui 3,9 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável. Em transmissão, são 3,3 mil km de linhas em operação em lotes 100% entregues, e 5,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta ações socioambientais que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a Neoenergia patrocina o Comitê Olímpico do Brasil (COB), beneficiando principalmente aquelas que representam o Time Brasil. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa. 

Tacho Potiguar estreia com arroz de frutos do mar, vinho e música ao vivo

A cozinha potiguar acaba de ganhar um projeto com alma, sabor e muita personalidade: o Tacho Potiguar, idealizado pelo chef Warison Albino, estreia no dia 10 de maio, a partir das 15h, na charmosa Casa de Minas, em Nova Parnamirim. Batizado de “O Primeiro Fervor”, o evento marca o início de uma jornada sensorial que une gastronomia ao vivo com ingredientes frescos do mar, música boa e taças bem servidas. Tudo ao ar livre, com um clima de celebração. O ponto alto da experiência será o preparo, diante dos convidados, de um arroz de frutos do mar com camarão, peixe e polvo, servido com vinho branco e espumante à vontade até 19h, além de água e toda a programação musical. A trilha sonora fica por conta do cantor Alan Persa e DJ convidado. O ingresso custa R$ 150,00 e as vagas são limitadas. A compra pode ser feita pelo site da Outgo, com taxa, ou via PIX, sem taxa, pelo número: 06654316436. O comprovante deve ser enviado com nome e CPF para o WhatsApp: (84) 99165-6897. Além do arroz do chef, o restaurante Casa de Minas vai oferecer opções de entradinhas e bebidas extras, à parte. O evento é uma imersão para quem ama boa comida, música e encontros com propósito. Uma viagem pelo RN A ideia é que o Tacho Potiguar se transforme em uma celebração itinerante, passando por praias, vilarejos e lugares especiais do Rio Grande do Norte. A cada edição, novos ingredientes, paisagens e encontros darão o tom da experiência — sempre respeitando o território e a sazonalidade. 📍 Mais informações e atualizações: @tachopotiguar | @warisonalbino

Líderes da Opus Entretenimento são homenageados em premiação nacional em Brasília

Carlos Konrath e Lucas Zaffari, respectivamente presidente do conselho administrativo e CEO da Opus Entretenimento, foram condecorados em Brasília com uma das mais respeitadas distinções nacionais oferecidas pelo Centro de Integração Cultural e Empresarial de São Paulo. A honraria histórica trajetórias de liderança transformadoras e contribuições expressivas ao empreendedorismo, à sustentabilidade e ao fortalecimento do tecido socioeconômico brasileiro. Carlos Konrath foi premiado como Comendador da Soberana Ordem do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek; já Lucas Zaffari recebeu a condecoração de Personalidade do Ano no Empreendedorismo. A indicação se deu em reconhecimento ao papel da Opus Entretenimento como protagonista de inovação e expansão no setor do entretenimento. A atuação estratégica da empresa tem avanços avançados, com resultados positivos e duradouros não apenas para a indústria criativa, mas também para o desenvolvimento econômico e cultural do país. A premiação, que ocorre anualmente desde 2002, reuniu personalidades e instituições que se destacaram para fomentar práticas empresariais éticas, inovadoras e socialmente responsáveis. A solenidade foi realizada ontem (22), no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, e contorno com painéis temáticos, sessões solenes e homenagens a expoentes de diversos setores da economia e da cultura nacional. Sobre Carlos Konrath Com mais de 30 anos de atuação no setor, Carlos Konrath liderou o conselho administrativo da Opus Entretenimento. Ao longo de sua trajetória, tem sido peça fundamental no desenvolvimento da cena cultural nacional e internacional, viabilizando e produzindo eventos de diversos portes e segmentos. Sua visão estratégica foi fundamental para a expansão da marca Opus, que inicialmente concentrou suas atividades em Porto Alegre e, na última década, apresentou projeções em todo o Brasil e também no exterior. Sobre Lucas Zaffari O eleito Personalidade do Ano no Empreendedorismo, Lucas Zaffari é um dos novos talentos em ascensão no setor. CEO de uma das maiores plataformas de entretenimento ao vivo do país, a Opus Entretenimento, empresa gaúcha fundada em 1976 com o propósito de oferecer o melhor do entretenimento ao vivo, Zaffari é formado em Administração de Empresas pela PUCRS e construído toda sua trajetória profissional no universo cultural. Com formação complementar no Brasil e no exterior, recentemente se especializou em controladoria, compliance e auditoria, direcionando sua atuação na Opus para a área administrativa e contribuindo para o fortalecimento estratégico da companhia. Sobre a Opus Entretenimento Comemorando 49 anos de atividade, o Opus Entretenimento é a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil. Comprometida com a excelência em todos os projetos em que se envolve e por acreditar no poder transformador da tríade cultura, conteúdo e experiência, a empresa promove grandes produções nacionais e internacionais, além da carreira de artistas renomados. Foi reconhecido pela Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE) e pela AMBEV como uma das empresas que possui as melhores práticas, ações e contribuições para implementação de práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) em eventos públicos e privados. A Opus Entretenimento possui o selo PRESE e é pioneira no Prêmio de Responsabilidade Empresarial no Setor de Eventos – PRESE 2023, que analisou e mapeou as iniciativas mais inovadoras em ESG no setor. Administradora de nove casas de espetáculos pelo país nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, responsável por receber mais de dois milhões de espectadores por ano, a marca se orgulha em ser a promotora responsável pela vinda de um dos conteúdos mais amados por gerações de brasileiros: o Disney On Ice. Com décadas de existência, a atração vem se renovando a cada ano e continua sendo um dos espetáculos preferidos de toda a família no Brasil e no mundo. A Opus Entretenimento também realizou grandes turnês internacionais como Hanson, shows internacionais de Ray Charles, Norah Jones, Avril Lavigne, Paramore, Evanescence, entre outros. Para mais informações, acesse o site da Opus.

Casa Durval Paiva concorre ao Prêmio iBest 2025

A Casa Durval Paiva está concorrendo ao Prêmio iBest 2025, na categoria “Melhor Ação Social”. A premiação avalia o engajamento de diversas empresas e influenciadores nas redes sociais, sendo considerado o “Oscar da Internet”. A premiação se divide em cinco fases, essa é a etapa classificatória (Fase Seleção iBest). A escolha dos participantes da primeira etapa se dá através dos algoritmos do iBest, que quantifica e compara a relevância digital de cada iniciativa, em todas as principais redes sociais, sites e apps, com o apoio de uma votação prévia. A votação dessa fase acontece no site e no App iBest (Android ou iOS). Desta etapa, são escolhidos os iBest 20+, que concorrerão à fase iBest Top10, na sequência iBest Top3 e, por fim, como o melhor do país. Este ano, o prêmio terá 104 categorias. A votação acontecerá, até o dia 13/06, nos links a seguir: CDP: https://premioibest.vote/656149852. Seguindo o iBest nas redes sociais, o seu voto valerá em dobro. Contamos com sua participação! Casa Durval PaivaEm 30 anos de existência, a Casa já acolheu mais de 2.000 famílias em tratamento contra o câncer ou doenças hematológicas crônicas, oriundos de 156 municípios do RN, também da Paraíba, Piauí, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Ceará. Atualmente, 420 pacientes são assistidos, juntamente com seus familiares. A Organização tem mais de 80 colaboradores especializados em diversas áreas, entre eles: assistentes sociais, psicóloga, dentistas, fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutica, pedagogas, arte educadora, os quais compõem a equipe multidisciplinar, além de voluntários dedicados à causa.