Referência em saúde infantil, Hospital Varela Santiago comemora 108 anos com missa de agradecimento

Há mais de um século, o Hospital Infantil Varela Santiago é sinônimo de cuidado, amor e esperança. Nesta sexta-feira (10), a instituição celebrou seus 108 anos de atuação ininterrupta em prol da saúde das crianças potiguares, com uma Missa em Ação de Graças presidida pelo Monsenhor Lucas, realizada no átrio do ambulatório. O momento de fé reuniu diretores, médicos, colaboradores, pacientes, familiares, voluntários e parceiros, em uma cerimônia marcada pela emoção e gratidão. A celebração foi uma oportunidade para relembrar a trajetória de conquistas e reafirmar o compromisso com o atendimento humanizado e de qualidade, que há décadas transforma vidas. Fundado em 1917, o Varela Santiago é referência no atendimento a crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, realizando cerca de 15 mil procedimentos mensais, todos exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o hospital dispõe de 110 leitos, entre enfermarias e UTI, e mantém a Casa de Apoio Nazinha Lamartine, que oferece abrigo, alimentação e material de higiene aos acompanhantes durante o internamento dos pacientes — uma iniciativa que reflete o olhar humano que sempre norteou a instituição. “Comemorar 108 anos é celebrar uma história construída com amor, comprometimento e solidariedade. O Varela é mais do que um hospital: é um símbolo de esperança e de cuidado com a vida das nossas crianças. Agradecemos a todos que, ao longo desse tempo, contribuíram e continuam contribuindo para manter viva essa missão”, destacou o diretor superintendente, Dr. Paulo Xavier Trindade. A missa encerrou-se com aplausos e emoção, simbolizando não apenas o aniversário de uma instituição centenária, mas o reconhecimento coletivo de um legado que continua inspirando gerações. O Hospital Infantil Varela Santiago segue como um dos maiores patrimônios da saúde pública do Rio Grande do Norte, guiado por valores como dedicação, empatia, profissionalismo e amor — pilares que sustentam sua jornada de 108 anos em defesa da vida.

Festa RE:PLAY está de volta celebrando a fusão de ritmos e experiências neste sábado (11) na Arena

Amanhã, 11 de outubro, a partir das 22h, a Casa de Apostas Arena das Dunas será palco de uma noite inesquecível com a estreia da festa RE:PLAY, um evento exclusivo que promete muito mais do que música: uma verdadeira imersão em sensações, encontros e memórias. Voltada para um público seleto, a RE:PLAY nasce com o propósito de conectar pessoas por meio de uma fusão musical única, reunindo três gêneros que definem a alma do Brasil: funk, forró e música eletrônica. Essa mistura transforma a pista em um espaço de liberdade, expressão e celebração coletiva. Line-up que conecta gerações e estilos Com um line-up exclusivo, a festa reúne nomes que dominam as pistas e sabem como conduzir o público por diferentes atmosferas sonoras. Já estão confirmados os artistas TMF, Jeff Costa, Áureo Deni, Arthur Dias e os DJs da YETU Music: Ayrton B., Gruber e Halze. Cada artista foi escolhido para conduzir a noite com transições que percorrem a intensidade vibrante da música eletrônica, o swing contagiante do funk e o calor do forró. A RE:PLAY foi pensada para proporcionar uma experiência de alto nível, com infraestrutura sofisticada, conforto, segurança e estilo em cada detalhe, e terá em sua estrutura lounges, ideais para grupos, com visão privilegiada; camarotes para quem busca exclusividade total; boxes premium, localizados próximos ao palco, para uma experiência intensa e imersiva, além de um palco central de grande porte com estrutura de som e imagem de última geração e bares estratégicos posicionados para garantir agilidade no atendimento e comodidade ao público. Ingressos individuais estão disponíveis exclusivamente via plataforma OUTGO. Reserva de camarotes e lounges através do contato (84) 99698-0903. Prepare-se para reviver memórias, criar novas conexões e sentir a música de uma forma única. RE:PLAY – Re:connect your memories.

Praia Shopping celebra o Mês das Crianças com programação gratuita para toda a família

O Mês das Crianças está repleto de diversão e experiências no Praia Shopping. Com o tema “Como é bom ser criança no Praia”, o centro de compras preparou uma série de atrações para toda a família, unindo lazer, arte e aprendizado em uma programação gratuita que promete encantar os pequenos e também os adultos que guardam uma criança no coração. O destaque do mês é o FESTIN Natal, que segue movimentando o shopping com espetáculos de teatro, música e contação de histórias. As apresentações acontecem neste sábado (11) e domingo (12), sempre a partir das 16 horas, na Praça de Alimentação. No mesmo dia, 12 de outubro, haverá programação especial na Livraria Nobel. A Gracy Ambiental e o Grupo Kave — que reúne a Nobel, Kave Café, Casa Literária e Zastras — promoverão atividades lúdicas e educativas com foco na conscientização ambiental, mostrando de forma divertida como cuidar do planeta. Segundo Danielle Leal, gerente geral do Praia Shopping, “o shopping tem uma tradição muito forte em promover eventos gratuitos que unem cultura, lazer e educação. O Mês das Crianças é sempre um momento especial, porque conseguimos oferecer experiências que encantam toda a família e fortalecem o vínculo afetivo com o shopping”. Durante todo o mês de outubro, o Praia Shopping também está com ações especiais nas lojas, descontos e ambientação temática, reforçando o clima de alegria e celebração da infância. *Programação do FESTIN Natal* 11/10 – Sábado16h – As Aventuras do Pinóquio – Fábrica das Maravilhas17h – 1, 2, 3 Conto Outra Vez – Grupo Estação de Teatro 12/10 – Domingo16h – A Alegria Chegou – Bisteca e Bochechinha17h – O Futuro é uma Bodega – Budega Jeremias *Programação na Nobel com Gracy Ambiental e o Grupo Kave*Data: 12 de outubroHorário: a partir das 15 horas

Festa de lançamento do Mana Fest 2025 agita Pipa e marca abertura das inscrições para o festival

O clima de verão chega mais cedo à Praia da Pipa. No próximo domingo, 12 de outubro, acontece o lançamento oficial do Mana Fest 2025, evento que marca a abertura das inscrições para o festival que celebra o espírito esportivo, a cultura e a sustentabilidade na beira-mar de Tibau do Sul e região. A festa será realizada a partir das 18h, no Layback Park, com a presença do DJ Mangue, em uma noite que promete muita energia e boas vibrações. Em sua 4ª edição, o Mana Fest será realizado de 28 de novembro a 7 de dezembro, reunindo atletas nacionais e internacionais em nove dias de competições, cultura e ações socioambientais. O festival vai movimentar a Praia da Pipa com seis modalidades esportivas, atrações culturais e um robusto calendário de ações ambientais, consolidando-se como vitrine internacional do turismo esportivo e sustentável. Entre as modalidades confirmadas estão Canoa Havaiana, Surf, Longboard, Lifesaving, Natação, Altinha e Beach Tennis, distribuídas em diferentes pontos de Tibau do Sul, Pipa, Barra do Cunhaú e Baía Formosa. Mais do que um evento esportivo, o Mana Fest é uma celebração do esporte, da qualidade de vida, da ancestralidade, da sustentabilidade e da cultura local, em uma experiência única. Desde sua criação, em 2022, o festival vem crescendo e conquistando espaço como um dos principais eventos de esportes de praia do Brasil. Em 2025, a expectativa é reunir 500 atletas e um público diverso. A festa deste domingo é uma prévia dessa energia contagiante. Aberta ao público, será um convite para entrar no clima do Mana, celebrar o início do verão e garantir presença no festival. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Tibau do Sul e de parceiros locais e nacionais como Secretaria de Turismo de Tibau do Sul, Preserve Pipa, Track & Field, TF Sports, Layback Park, Filho do Vento, Kite Master, Pipa Surf Club, Renato Vilar, Alta na Pipa, Projeto Rompiendo La Rutina, Projeto Tamar, Parque Estadual da Mata da Pipa, Secretaria de Turismo de Canguaretama entre outros. Para mais informações e inscrições, acesse https://www.instagram.com/manafestpipa/ no Instagram.

Coral do Senado e Filarmônica UFRN apresentam o concerto “Missa em Favor do Mundo” no TAM

A força da música de coral e da sinfônica brasileira chega a Natal com a turnê “Missa em Favor do Mundo”, uma criação da maestrina Glicínia Mendes, que rege o renomado Coral do Senado. A apresentação inédita em Natal, acontece no dia 16 de outubro, às 19h30, no Teatro Alberto Maranhão (TAM), com entrada gratuita. Os ingressos já estão disponíveis no Sympla https://www.sympla.com.br/evento/coral-do-senado-e-filarmonica-ufrn-estreia-potiguar-da-missa-em-favor-do-mundo/3140821.  Para a apresentação na capital potiguar, o Coral do Senado se une à talentosa Filarmônica UFRN, em um encontro artístico que promete emocionar o público. A obra, composta por Glicínia Mendes, propõe um chamado universal à paz e à esperança por meio de uma leitura contemporânea da estrutura clássica da missa, com obras como Kyrie, Glória, Credo, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei, costurados com lirismo e um senso de espiritualidade. O espetáculo, que já encantou plateias em Brasília, agora chega ao público do RN. A turnê em Natal marca um momento especial para a música de concerto local, ao reunir dois corpos musicais de grande prestígio e trajetória. Mas o repertório não para por aí. O concerto traz também um olhar carinhoso para a música popular brasileira, com arranjos especiais para coro e orquestra de clássicos como “Carinhoso”, “Se Todos Fossem Iguais a Você”, “Aquarela do Brasil” e outras obras emblemáticas como “Suíte dos Pescadores”, “Ciranda da Rosa Vermelha”, “Cancioneiro de Lampião” e “Sonho de Vencer”. A turnê “Missa em favor do mundo” é uma realização do Coral do Senado, Senado Federal, Sindilegis. Em Natal, conta com apoio da Filarmônica UFRN, Escola de Música da UFRN, CAURN, Favorito e Uniodonto RN.  Sobre o Coral do Senado Criado em 1996 com a missão de integrar os servidores por meio da arte, o Coral do Senado se consolidou como um dos grupos corais mais ativos e respeitados do país. Sob a regência de Glicínia Mendes desde sua fundação, o grupo já lançou dois álbuns – Canta Brasil (1999) e Hinos do Brasil (2002) – e carrega no currículo apresentações marcantes, como a participação na estreia da MISATANGO, de Martín Palmeri, no histórico Carnegie Hall, em Nova York, em 2015.Serviço – Concerto “Missa em Favor do Mundo – première potiguar”Data: 16 de outubroHorário: 19h30Local: Teatro Alberto Maranhão – Natal/RNEntrada gratuita – retirada de ingressos https://www.sympla.com.br/evento/coral-do-senado-e-filarmonica-ufrn-estreia-potiguar-da-missa-em-favor-do-mundo/3140821

Dia do Lixo Eletrônico: Empresa potiguar lidera campanha de conscientização e abre ecopontos gratuitos

Em celebração ao Dia do Lixo Eletrônico, comemorado em 14 de outubro, a Recinfo — maior empresa de logística reversa de eletrônicos do Rio Grande do Norte e vinculada ao Sindicato das Indústrias de Reciclagem do Estado (SindRecicla/FIERN) — lança uma campanha especial de conscientização ambiental, com foco na arrecadação de resíduos eletroeletrônicos e no incentivo ao descarte correto desses materiais. Durante todo o mês de outubro, a empresa está recebendo doações de eletrônicos como aparelhos quebrados ou em desuso, provenientes de residências, escolas e empresas. Podem ser entregues todos os tipos de equipamentos, como celulares, baterias, computadores, televisores, notebooks e tablets, até itens de cozinha como liquidificadores, micro-ondas, sanduicheiras e batedeiras. O objetivo é reforçar a importância do descarte responsável, evitando que resíduos contaminem o solo e a água. “Nosso trabalho é transformar o descarte em oportunidade. Quando uma pessoa entrega um eletrônico em um de nossos ecopontos, ela está contribuindo diretamente para um futuro mais sustentável e para a preservação do meio ambiente”, destaca Larissa Magalhães, coordenadora de projetos ambientais da Recinfo. A Recinfo mantém uma ampla rede de ecopontos — caixas de coleta instaladas em locais parceiros para receber doações de eletrônicos e garantir a destinação correta. Todo o material arrecadado passa por triagem e segue o fluxo correto de reciclagem, pois a empresa possui o Selo Verde e todas as licenças ambientais exigidas para operação. Um dos ecopontos fixos da empresa está localizado na sede da FIERN, reforçando o compromisso do setor industrial com a sustentabilidade. Durante o mês de outubro, em alusão ao Dia do Lixo Eletrônico, a Recinfo está disponibilizando gratuitamente novos ecopontos para empresas, escolas e instituições, abrindo a oportunidade para que novos parceiros promovam suas próprias campanhas de arrecadação e conscientização. Além da coleta, a empresa está ampliando suas ações educativas, levando seu mascote para escolas e comunidades com o objetivo de conscientizar as crianças sobre o impacto do lixo eletrônico e o valor da reciclagem. Outro destaque é o lançamento do novo site da Recinfo, que servirá como canal direto para agendar coletas, localizar ecopontos e acompanhar as ações da campanha. Pioneira na logística reversa de eletrônicos no Rio Grande do Norte, a Recinfo reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a economia circular, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU — especialmente o ODS 12, que trata do consumo e da produção responsáveis. Serviço:Campanha do Dia do Lixo Eletrônico – Recinfo 2025Durante todo o mês de outubroEntregas e doações em ecopontos parceiros e na sede da Recinfo (FIERN)www.recinfo.com.br@recinfo_rncontato@recinfo.com.br

Festival de Samba Ribeira Boêmia realiza campanha de venda ingressos sem taxa, direto no WhatsApp

Para facilitar o acesso do público, o Festival de Samba Ribeira Boêmia está com uma campanha promocional de ingressos para a sua quinta edição, sem taxa de conveniência, direto no WhatsApp. O Festival chega, mais uma vez, ao gramado da Arena das Dunas, no dia 15 de novembro, com o padrão de excelência já reconhecido pelo público. Para proporcionar aos amantes da música uma experiência cultural única, o Festival reúne um elenco de estrelas que representam o melhor do samba brasileiro, combinando tradição e contemporaneidade. Além dos anfitriões da Roda de Samba Ribeira Boêmia – que receberão convidados especiais, como Juliana Linhares e João Cavalcanti – a programação contará com atrações de peso: Paulinho da Viola – um dos maiores nomes do samba brasileiro, Xande de Pilares– a voz que embala gerações com sambas marcantes como “Tá Escrito”, “Gratidão” e “Deixa Acontecer”;  a tradição do Grupo Fundo de Quintal; Tiee – a voz que embala multidões com “Modo Avião” e tantos outros sucessos; Samba Dobrado – que reúne o talento das cantoras potiguares Dani Cruz e Daniela Fernandes e o grupo Quarteto Linha – que tem uma rica história no samba potiguar,   Serão mais de 10 horas ininterruptas de pura magia musical, em dois ambientes, pensados especialmente no conforto dos amantes do samba:   ÁREA PISTA: Para quem quer estar no centro da festa, sentir a energia do samba de pertinho e viver intensamente cada batida. Aqui você fica mais próximo dos artistas, sente o calor da multidão e se entrega completamente ao ritmo. ÁREA LOUNGE: Para quem busca uma experiência elevada, com conforto superior e exclusividade. Este espaço diferenciado oferece  área privilegiada, com visão panorâmica de todo o evento; ambiente mais espaçoso e sofisticado para circular; acesso livre ao gramado quando desejar e posição estratégica para apreciar os shows com mais tranquilidade. Para ficar por dentro de todas as novidades e não perder nenhum detalhe do Festival, siga @ribeiraboemia no Instagram. SERVIÇO 5º Festival  de Samba Ribeira Boêmia Dia 15 de novembro, a partir das 16h, na Casa de Aposta Arena das Dunas Vendas pelo WhatsApp:  84 99677-3543 Vendas online: https://shotgun.live/en/festivals/festival-de-samba-ribeira-boemia Vendas físicas: Portugal Center (Avenida Sen. Salgado Filho, 2190 – Natal/RN) Mais informações: @ribeiraboemia

Dia das Crianças: empresa arrecada brinquedos para ação social na Zona Norte

Para a criançada que mora na Zona Norte de Natal, o domingo (12) promete ser de encantamento e descobertas. Em celebração ao Dia das Crianças, o Cemitério Sempre Natal, da Empresa Vila, vai promover uma tarde especial com sessão de cinema gratuita ao ar livre e a distribuição de brinquedos arrecadados em uma campanha solidária.  As doações podem ser realizadas até o sábado (11) em qualquer unidade da Empresa Vila em Natal: Sempre Alecrim, Pajeús e Zona Norte, durante os seus respectivos horários de funcionamento. O evento começa às 16h, com a exibição da animação “Festa no Céu” (2014), filme que trata com leveza e sensibilidade temas como luto, memória e relações familiares.  Segundo Bruno Gondim, gestor de marketing da Empresa Vila, a iniciativa foi pensada para unir lazer e reflexão, reforçando o papel do Cemitério Sempre Natal como um espaço de acolhimento e convivência comunitária. “Esta será a segunda edição do nosso cinema ao ar livre, voltado às crianças da região, muitas das quais nunca tiveram a oportunidade de ir ao cinema. Nosso propósito é mostrar que o cemitério também pode ser um espaço de afeto e de encontros significativos”, explica Gondim. De acordo com Anna Cláudia Abdon, psicóloga especialista em luto, a escolha do filme “Festa no Céu” reflete o desejo de desmistificar a morte e tratar o luto com sensibilidade, mostrando que lembrar de quem partiu também é uma forma de celebrar a vida. “Apesar de sua carga emocional e afetiva, é importante rever o estigma negativo associado à perda e ao cemitério. Esses espaços têm um papel essencial na preservação da memória e no fortalecimento dos vínculos entre as gerações”, finaliza Anna Cláudia. Serviço  O que: Campanha de arrecadação de brinquedos Quando: Até 11 de outubro (sábado), das 8h às 17h Onde: Pontos de arrecadação nas unidades da Empresa Vila em Natal  Sempre Alecrim  (Av. Pres. Bandeira, 487 – Alecrim) Sempre Pajeús (R. dos Pajeús, 1502 – Alecrim) Sempre Zona Norte (Av. Maranguape, 430 – Potengi) Sessão de cinema Dia das CriançasO que: Sessão de cinema ao ar livre e distribuição de brinquedos e lanchesQuando: Domingo, 12 de outubro, a partir das 16hOnde: Cemitério Sempre Natal (BR 101, Km 79, s/n – Nossa Sra. da Apresentação, Natal)Entrada gratuita e aberta ao público