Natal será palco de uma das exibições presenciais da 10ª edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, promovido pelo Arquivo Nacional (AN) e pela Secretaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O evento acontece entre janeiro e junho de 2025 e levará para diversas cidades brasileiras o tema “Memórias da Terra em Filmes de Arquivo”, que aborda questões ligadas à sustentabilidade e à preservação da memória audiovisual.
A capital potiguar foi escolhida para sediar uma das exibições do Festival, que ocorrerá na Dataprev, com data a ser confirmada. A programação inclui exibições de filmes, debates com especialistas e a Mostra Acervos, que estará disponível também em uma plataforma de streaming para que o público possa votar nas produções favoritas. Além disso, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) transmitirá uma seleção especial de obras ao longo do Festival.
O Arquivo em Cartaz tem como principal objetivo valorizar a produção audiovisual baseada em acervos históricos e fomentar o debate sobre as políticas públicas de preservação da memória audiovisual. Nesta edição, o tema está alinhado com grandes discussões globais, como a COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro de 2025, em Belém/PA.
Com uma programação que se estenderá por todo o primeiro semestre, o Festival também oferecerá oficinas de conservação de filmes, formação audiovisual por meio do projeto Lanterninha Mágica, e encerrará com a premiação dos filmes da Mostra Acervos. Para os interessados em cinema, arte e preservação cultural, o evento é uma oportunidade única de troca de conhecimentos e experiências. Outras cidades que receberão exibições presenciais incluem Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), São Cristóvão (SE), Porto Alegre e Santa Maria (RS), Manaus (AM) e Salvador (BA).