O setor audiovisual do Rio Grande do Norte vive um marco histórico. Pela primeira vez, nove longas-metragens e três séries estão em produção simultânea no estado, graças aos recursos viabilizados pela Lei Paulo Gustavo (LPG), com apoio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Para acompanhar o andamento dessas produções e garantir que todas avancem com qualidade e dentro dos prazos estabelecidos, a Secretária de Estado da Cultura, Mary Land Brito, promoveu uma reunião virtual com os produtores e proponentes dos projetos na manhã da última quinta-feira (10).
Durante o encontro, os realizadores relataram o estágio atual de cada obra — entre pré-produção, filmagens e pós-produção — e destacaram os principais desafios enfrentados. Um dos pontos mais debatidos foi a escassez de profissionais e equipamentos no estado, já que a demanda cresceu significativamente com a contemplação de curtas-metragens, documentários e videoclipes pela mesma lei.
Além de ouvir os relatos, a secretária enfatizou a importância de atender às exigências dos editais, especialmente no que diz respeito à acessibilidade nas produções. “Reunimos representantes de todos os projetos que receberam recursos para fazer longas-metragens e séries, dando uma atenção especial e acolhendo as preocupações de cada um, considerando o ineditismo dessa quantidade de produções acontecendo simultaneamente no estado, como o mercado está absorvendo essa demanda, e ainda levando em conta o tempo e os recursos necessários para a entrega de bons produtos, dentro dos prazos e da proposta dos editais”, afirmou Mary Land Brito.
Segundo a titular da pasta, a reunião teve papel estratégico ao permitir o alinhamento das expectativas entre o governo e os realizadores, além de mapear as principais necessidades enfrentadas por quem está à frente das obras. O objetivo é garantir que os projetos não apenas sejam concluídos, mas também alcancem altos padrões técnicos e artísticos.
Participaram do encontro os produtores e proponentes Arlindo Bezerra, Athos Muniz, Babi Baracho, Camila Guerra, Clara Leal, Daniel Mosca, Davi Revoredo, Harcan Costa, Jota Marciano, Mariana Hardi, Pedro Fiuza, Raildon Lucena, Roberta Mendonça, Talita Vaz, Tobias Neves e Valério Fonseca