Caravana oferece formação gratuita para produtores culturais em Mossoró

Estão abertas as inscrições para a Caravana Energia da Cultura em Mossoró (RN), projeto realizado em parceria entre o Instituto Neoenergia e Cultura e Mercado, que oferece formações presenciais e gratuitas para pessoas que trabalham na área da cultura em Mossoró. 

A formação acontecerá entre 12 e 15 de maio, no SESC Mossoró. A Caravana, que já passou pela cidade em 2024, está de volta para uma imersão de quatro dias presenciais e abordará dois grandes temas: Territórios Criativos: histórico e potências locais e Fortalecendo o Território – Saberes e Sabores do fazer cultural. Ainda, terá um dia dedicado à articulação de território para networking e apresentações artísticas. 

Segundo Larissa Biasoli, uma das palestrantes e também sócia do Cultura e Mercado, “uma das premissas que guia a Caravana Energia da Cultura é a de que as atividades formativas, os momentos de troca sobre gestão cultural e os encontros entre fazedores de cultura são fundamentais para criação de redes ativas e potentes que transformam e contribuem na viabilização e implementação de novos projetos e programas culturais, nos mais diversos segmentos artísticos. Nosso intuito é ser espaço de escuta ativa pois queremos incentivar a troca de saberes e experiências, e, assim, contribuir com o fortalecimento e articulação das iniciativas de grupos e coletivos locais.”

Um dos destaques da Caravana Energia da Cultura é a valorização de especialistas das cidades por onde o projeto passará. Haverá especialistas locais convidados  que participarão como formadores das turmas. Em Mossoró, o projeto contará com Adeilson Dantas, professor de história, produtor musical, cantor e compositor, atuante na cena artística da cidade desde 2013, e Hericles Holanda, artista, produtor cultural e vice-presidente da Cooperativa de Cultura Potiguar.

As inscrições em Mossoró vão até 27 de abril e podem ser feitas no site da Caravana Energia da Cultura. 

O processo de seleção priorizará as inscrições de mulheres, pessoas pretas, pardas, indígenas e amarelas e pessoas trans e não binárias, e pessoas participantes de coletivos. 

Ao final, as pessoas que tiverem presença em pelo menos 75% das atividades receberão certificado, e poderão concorrer a cinco mentorias online com profissional especializada.

Sobre os palestrantes

Adeilson DantasNatural de Mossoró, 33 anos, formado em História pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, contribui na cena artística de Mossoró desde 2013. 

Como produtor musical, cantor e compositor, participou da organização do Beco dos Artistas, produziu o Festival Som dos Bichos, realizado com captação de recursos privados, e dois álbuns: “Primavera do Sertão”, “Zé e Paz Inquieta” e o clipe da música “Encruzilhada” – com a banda Acruviana. 

Atualmente, realiza oficinas de cinema em escolas públicas, facilitando o encontro dos estudantes com arte cinematográfica, e em paralelo faz a produção artística de dois artistas de Rap de Mossoró: Comedor de Camarão e Pepeu Savant.

Hericles Holanda

Hericles Holanda é artista, produtor cultural e gestor com 9 anos de atuação no cenário cultural do Semiárido Potiguar. Como a persona drag Amber Hudson, consolidou sua trajetória como DJ e performer, promovendo eventos que valorizam a cultura LGBTQIA+ e criam espaços seguros para a comunidade.

Atualmente, é vice-presidente da Cooperativa de Cultura Potiguar, onde atua no planejamento e execução de projetos que fortalecem a cultura tradicional, urbana e periférica. Também é suplente da Cadeira de Artes Visuais no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Mossoró (2024/2025), contribuindo para a fiscalização e implementação de políticas culturais no município. Além disso, exerce o cargo de Diretor de Cultura da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Norte (UEE-RN), desenvolvendo projetos que incentivam a inserção da cultura no ambiente estudantil.

Com vasta experiência na produção e articulação cultural, Hericles se destaca por sua atuação em redes colaborativas, mobilização de artistas e fortalecimento da cena cultural independente no Rio Grande do Norte e no Ceará.

Carolina Kazumi

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e pós-graduação em Audiovisual pelo SENAC. Atua no mercado de entretenimento desde 2007, especialmente nas áreas de cultura e audiovisual. Já trabalhou com gestão cultural de projetos patrocinados por empresas como Vale, Natura e Instituto Claro. É professora convidada de cursos de pós-graduação da PUC-SP e da Academia Internacional de Cinema.

Larissa BiasoliLarissa é Bacharel em Artes Cênicas (UNICAMP) e especialista em Administração de Artes e Diplomacia Cultural (Goldsmiths University of London). Criou em 2013 a Sorella Produções Artísticas, que atua em diferentes frentes como produção executiva, gestão de projetos e captação de recursos. Atua na elaboração, captação de recursos e gestão de projetos via leis de incentivo fiscais nas 3 esferas: estaduais, federais e municipais para projetos de diferentes áreas (teatro, música, dança, artes plásticas, literatura e audiovisual).

Também é especialista em PROMAC (lei de incentivo à cultura da cidade de São Paulo) e leciona sobre o tema desde 2019, bem como atua como palestrante e professora de elaboração de projetos, captação de recursos e gestão desde 2016. Entre 2018 e 2021 foi captadora de recursos para o Centro Cultural Aliança Francesa de São Paulo. 

É professora e sócia do Cultura e Mercado desde janeiro de 2021. Como produtora, destacam-se os trabalhos de coordenadora de produção da etapa São Paulo do Festival do Teatro Brasileiro – Cena Baiana em 2014, Cena Paranaense em 2013 e Cena Mineira em 2011. Fez a coordenação de produção e circulação do Grupo Barracão Teatro de Campinas em 2016 por 40 cidades brasileiras pelo Programa Palco Giratório do Sesc e em 2018 realizou e coordenou a produção do Fórum Internacional sobre novas mídias e tecnologia Mediamorfosis na cidade de São Paulo. Em 2021 coordenou a produção do espetáculo “Tem um Rio na Biblioteca” da Companhia da Cultura que foi adaptado para o audiovisual e circulou por cidades de Minas Gerais e Pará.

Sobre o Instituto NeoenergiaIntegra o investimento social privado da Neoenergia, com o propósito de fomentar iniciativas que estimulem a transformação das pessoas e do planeta, nas regiões onde a empresa opera seus negócios. O Instituto desenvolve e apoia programas e projetos que colaboram com a redução das desigualdades sociais e a luta contra as mudanças climáticas. Por meio de cinco pilares de atuação – Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional – contribui diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e atua em consonância com as melhores práticas ESG. O Instituto Neoenergia apoia a Década da Ação e mobiliza esforços em prol da aceleração do cumprimento das metas da Agenda 2030. Em 2024, beneficiou diretamente mais de 650 mil pessoas. Saiba mais: https://www.neoenergia.com/instituto-neoenergia

Sobre a NeoenergiaCompanhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a cerca de 16,5 milhões de clientes, o equivalente a cerca de 40 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 3,9 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável. Em transmissão, são 3,3 mil km de linhas em operação em lotes 100% entregues, e 5,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta ações socioambientais que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a Neoenergia patrocina o Comitê Olímpico do Brasil (COB), beneficiando principalmente aquelas que representam o Time Brasil. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa. 

Últimas postagens