Com suas tradições populares preservadas ao longo dos anos, o município de Passa e Fica, localizado a cerca de 120 km de Natal, foi oficialmente reconhecido como “Celeiro da Cultura Potiguar”. O título foi concedido por meio de projeto de lei de autoria do deputado estadual Tomba Farias (PL), aprovado nesta quarta-feira (30) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
A cidade é conhecida por manter viva uma série de expressões culturais como o João Redondo, Boi de Reis, Marujada e Pastoril, símbolos da identidade popular potiguar. A honraria reforça a importância de Passa e Fica no cenário cultural do estado e valoriza o esforço da comunidade local na preservação de suas raízes.
Durante a mesma sessão plenária, os parlamentares também aprovaram outro projeto de Tomba Farias, que reconhece o Festival de Cultura de Passa e Fica como patrimônio cultural e turístico imaterial do RN. O evento, junto à Mostra Cultural do município, já faz parte do calendário oficial e atrai turistas e artistas de diversas regiões, fortalecendo o turismo e a economia local.
Além disso, o Coral de Santa Rita de Cássia, da paróquia de mesmo nome, localizada em Santa Cruz, também foi reconhecido como patrimônio cultural, histórico e religioso imaterial do RN. A iniciativa, igualmente do deputado Tomba, homenageia o trabalho do grupo que, há anos, emociona fiéis e mantém viva a devoção à santa padroeira da cidade.
Por fim, foi aprovado o requerimento da deputada Eudiane Macedo (PV) para a realização de uma sessão solene na ALRN, em homenagem à abertura oficial dos festejos juninos no estado — uma das épocas mais representativas da cultura popular nordestina.


