Com o tema “Serviço Social na luta por justiça social para a diversidade de povos e biomas”, o Dia da/o Assistente Social será celebrado na próxima quarta-feira, 15 de maio. Em 2025, a data destaca o compromisso da profissão com o enfrentamento das desigualdades a partir da defesa da justiça ambiental.
Em todo o Brasil, o Conselho Federal (CFESS) e os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) promovem uma série de atividades para marcar a data. No Rio Grande do Norte, o CRESS-RN preparou uma programação extensa que se estende de 12 a 30 de maio, com ações presenciais em Natal, Parnamirim e Mossoró, além de transmissões online.
“Nos diversos espaços sócio-ocupacionais, assistentes sociais vivenciam cotidianamente os impactos de crimes e desastres ambientais que afetam a vida de toda a população”, afirma Ana Paula Agapito, presidenta do CRESS-RN. Ela complementa: “Neste 15 de maio, denunciamos a destruição ambiental que ameaça biomas, expulsa comunidades de seus territórios e compromete o futuro do planeta”.
O mês de maio, segundo o CRESS-RN, também é momento de reafirmação do projeto ético-político da profissão e de fortalecimento das lutas sociais. A programação conta com palestras, mesas-redondas, cursos, oficinas, apresentação de trabalhos, doação de sangue e lives com profissionais e especialistas de diferentes áreas.
Confira alguns destaques da programação:
📍 12/05 (Natal) – Palestra magna com Elizângela Pankararu e Maria Luana Farias
📍 15/05 (Online) – Live nacional sobre justiça ambiental, nos canais do CFESS e CRESS-RN
📍 17/05 (Mossoró) – Dia D de doação de sangue no Hemocentro
📍 22/05 (Mossoró) – Mesa magna e socialização de experiências na UFERSA
📍 30/05 (Parnamirim) – 3º Encontro de Assistentes Sociais de Parnamirim
As atividades são gratuitas e abertas ao público. Informações completas e inscrições estão disponíveis no site: www.cressrn.org.br