Depois de passar por Belém com atividades gratuitas, o grupo potiguar Movidos Dança segue em turnê pelas regiões Norte e Nordeste com o espetáculo REMIX e oficinas inclusivas que unem arte, diversidade e acessibilidade. A próxima parada é Manaus, com programação nos dias 23 e 24 de maio, antes de seguir para Recife (26 e 27) e Palmas (29 e 30).
A circulação do projeto é fomentada pela Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna e integra o programa nacional Funarte Rede das Artes 2023, com apoio do Ministério da Cultura. O grupo tem se destacado por sua atuação inclusiva, com ações acessíveis a pessoas com deficiência, como tradução em Libras, audiodescrição e uso de abafadores de ruído para o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O espetáculo REMIX, que mistura ficção e realidade com cinco bailarinos com e sem deficiência, propõe um novo olhar sobre os corpos e a vivência nas cidades, valorizando a dança como um espaço de liberdade, expressão e transformação. A direção é assinada por Denise Stutz (MG/RJ) e Anderson Leão (Natal/RN).
Já as oficinas Movidos à Dança são ministradas pelos bailarinos Michael Skimo, Ariadna Medeiros e Rudson Bolcante, com coordenação de Daniel Silva, também diretor do grupo. O conteúdo é pensado para despertar a expressão corporal a partir das diferenças individuais, promovendo descobertas sensoriais e coletivas.
“A dança é um território de liberdade. Nosso grupo nasceu do desejo de romper barreiras e propor novas estéticas. Participar da Bolsa Funarte é mostrar que a arte feita no Rio Grande do Norte pulsa com potência, sensibilidade e inclusão”, reforça Daniel Silva.
Confira a agenda a partir de Manaus:
📍Manaus
🗓️ 23/05 – Oficina, das 14h às 17h, na Sala de Reuniões do Palácio da Justiça do AM
🗓️ 24/05 – Espetáculo REMIX, às 19h, no Teatro da Instalação
📍Recife
🗓️ 26/05 – Oficina, das 14h às 17h, na EREM Joaquim Nabuco
🗓️ 27/05 – Espetáculo REMIX, às 19h, no Teatro do Parque
📍Palmas
🗓️ 29/05 – Espetáculo REMIX, às 19h, na Escola de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardozo
🗓️ 30/05 – Oficina, das 14h às 17h, no mesmo local
O projeto reafirma o compromisso do Movidos Dança com a democratização do acesso à cultura e o fortalecimento de políticas inclusivas nas artes cênicas brasileiras.