Samba, choro e bolero dão o tom do Som da Mata deste domingo (21) em Natal

O Som da Mata deste domingo (21) traz para o palco do Parque das Dunas o grupo 2 Pistons na Gafieira, formado em 2020 pelos trompetistas José Marcone Torres (Natal/RN) e Wanderley Amaro (Recife/PE). A dupla será acompanhada por Gideão (percussão) e Gustavo (violão) em um show repleto de estilo, marcado pela mistura de tradição e contemporaneidade.

A proposta dos músicos é mais do que uma performance: trata-se de uma manifestação de resistência cultural. O duo resgata a essência do samba de gafieira, surgido no início do século XX no Rio de Janeiro, originado da dança afrodescendente que migrou da Bahia no século XIX, e que dialoga com ritmos como o maxixe e o samba-choro.

O repertório do show promete emocionar o público com clássicos como “Piston de Gafieira” (Billy Blanco), “Batendo a Porta” (João Nogueira), “Nervos de Aço” (Lupicínio Rodrigues e Paulinho da Viola), “Naquela Mesa” (Nelson Gonçalves), além de pérolas instrumentais como “Tico Tico no Fubá” (Zequinha de Abreu) e “Santa Morena” (Jacob do Bandolim).

Projeto de resistência cultural

O Som da Mata é reconhecido por dar visibilidade a projetos que valorizam a música brasileira em seus mais diversos estilos e origens. A apresentação dos 2 Pistons na Gafieira reforça esse papel ao revisitar memórias da música popular e, ao mesmo tempo, manter o gênero vivo para novas gerações.

O projeto acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão, e ao aporte da UNIMED Natal, Uniclube, Pet+Saúde e Casa de Saúde São Lucas, com apoio do IDEMA e da Padaria Hora do Pão.

SERVIÇO
Projeto: Som da Mata
Show: 2 Pistons na Gafieira
Local: Parque das Dunas
End: Av. Alexandrino de Alencar, s/nº – Tirol
Dia: 21 de setembro – domingo
Hora: 16h30
Acesso ao Parque: R$ 1,00 (um real) – o show é gratuito!
Nossas redes: Instagram: @somdamata Facebook: Som da Mata