Maré Foto Festival vai ocupar o Forte dos Reis Magos em novembro

Maré Foto Festival 2025 prepara-se para ocupar um dos espaços mais emblemáticos da história potiguar: o Forte dos Reis Magos, em Natal (RN). O local será palco de uma das exposições coletivas da terceira edição do festival, que também se estenderá ao Complexo Cultural da Rampa — dois lugares de travessia, memória e disputa simbólica que inspiram o tema deste ano: “Fluxos e Confluências: retomar o rio, desarmar o forte”.

Com produção da Margem.Hub, o Maré Foto Festival 2025 vai acontecer entre os dias 13 e 16 de novembro, com intensa programação de palestras, oficinas, lançamentos de livro, projeção de trabalhos, leitura de portfólio e vernissage das exposições (que ficam abertas para visitação por 45 dias). Outro momento importante é o Encontro de Festivais de Fotografia do Nordeste. Todas as atividades são gratuitas.

A programação do evento está sendo montada por meio de convocatórias abertas a artistas de todo o Brasil. Para os interessados em participar da leitura de portfólio as inscrições vão até o dia 18 de outubro. Já para a mostra de projeção de fotografias, os artistas têm até o dia 19 deste mês. E para a mostra de fotolivros, o prazo das inscrições vai até 27 de outubro.

O regulamento e formulário de inscrição estão disponíveis no link:

https://linktr.ee/marefotofestival

Exposição coletiva com inscrições prorrogadas
A convocatória para as exposições foi prorrogada e agora segue com inscrições abertas até 20 de outubro. O resultado será divulgado no dia 24 do mesmo mês. A curadoria será de Sanzia Pinheiro e João Oliveira.

A chamada convida artistas visuais e fotógrafos de todo o Brasil a enviarem trabalhos autorais que reflitam sobre o ato de fotografar como gesto de re-existência e criação. Inspirada em pensadores como Nêgo Bispo e Ailton Krenak, a proposta busca imagens que se movam como o rio e quebrem como a maré — trabalhos que revisitem o território, o corpo e a ancestralidade a partir de perspectivas poéticas, políticas e críticas.

A curadoria selecionará ao menos 20 trabalhos, com reserva mínima de 40% das vagas para artistas nascidos ou residentes no Rio Grande do Norte. Serão aceitas fotografias, colagens e imagens digitais produzidas com qualquer técnica, processo ou experimentação visual.

A participação é gratuita, e as obras selecionadas serão impressas e exibidas pelo próprio festival. As duas exposições integram a programação oficial do Maré Foto Festival 2025, que busca reafirmar a fotografia como campo de criação viva, encontro e resistência.

O regulamento e formulário da convocatória para as exposições está disponível no link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSecd2yn5yP1czs1hogz3ZHRMuW2s7OapmPRDC5pOoxvsiWIvw/viewform

Dúvidas podem ser enviadas para marefotofestival@gmail.com.

O Maré Foto Festival 2025 foi aprovado no Edital de Seleção de Projetos Multiculturais 02/2023, tem produção de Margem.Hub, apoio do Sebrae/RN, Complexo Cultural Rampa, Forte dos Reis Magos e realização de Fundação José Augusto, Secretaria Estadual da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Últimas postagens