Entre turistas, estudantes e o público geral, a exposição Reinos do Imaginário, do artista plástico AZOL, ultrapassou a marca de 2.644 visitantes registrados no último domingo (11). A programação permanece em cartaz até o final de janeiro na Pinacoteca Potiguar, com vagas abertas para escolas públicas e particulares realizarem visitas guiadas por mediadores que apresentam um olhar abstrato sobre o sertão a partir do imaginário popular. A entrada é gratuita.
Com uma curadoria que reúne fotografias, pinturas e peças tridimensionais em cerâmica, barro, madeira, porcelana e tapeçaria, a programação constrói narrativas visuais que dialogam com a memória coletiva do povo nordestino, indo além dos estereótipos tradicionalmente associados ao tema.
Ao atravessar os quatro módulos que dividem a expografia –– os reinos da Cruz Errando, do Chão das Promessas, do Encoberto e do Silêncio Ardente, o público entra em contato com representações de diversas expressões de fé e mitologias, ancestralidade, território e saberes tradicionais apuradas em três anos de pesquisa, em viagens pelos estados da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
“A exposição propõe uma experiência de aprendizagem que articula imaginação, sensibilidade e reflexão crítica a partir de referências da cultura brasileira e potiguar”, aponta Karen Álvares, produtora de programações públicas da exposição. Para ela, a atividade é especialmente relevante para o público jovem, pois dialoga com conteúdos escolares que atravessam as disciplinas de História, Literatura e Cultura Popular, o que amplia o repertório dos estudantes.
AZOL complementa que “a mostra sugere uma ponte entre território de origem, memória e criação contemporânea, permitindo que a juventude conheça e reconheça suas referências culturais e afetivas em diálogo com a arte atual”.
A exposição Reinos do Imaginário conta com apoio institucional do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação José Augusto (FJA), que administram o Palácio Potengi, onde está instalada a Pinacoteca do Estado.
Agendamento de visitas
As visitas podem ser agendadas por telefone (84 98813-0030) ou formulário online, no link bit.ly/visitereinosdoimaginario para datas entre terça e sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 16h, conforme a disponibilidade da agenda e da capacidade de atendimento.
SERVIÇO – Exposição Reinos do Imaginário
O que: Agendamento de escolas, grupos institucionais e de turismo
Quando: Até 31 de janeiro
Onde: Pinacoteca Potiguar. Praça Sete de Setembro, s/n – Cidade Alta, Natal/RN.
Funcionamento: De terça a sexta: 8h às 17h | Sábado e domingo: 9h às 16h
Contato: Telefone (84 98813-0030) | Formulário online: bit.ly/visitereinosdoimaginario
Acesso gratuito


