A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte encerrou a programação do 7º Encontro Brasileiro de Cerimonialistas com uma sessão solene especial realizada na sexta-feira (16), em homenagem aos profissionais do cerimonial. A solenidade marcou os 10 anos de fundação da Associação Brasileira de Profissionais de Cerimonial (ABPC), entidade que representa a categoria em todo o país e escolheu Natal como sede do encontro neste ano.
Durante a cerimônia, a governadora Fátima Bezerra e o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira, foram agraciados com a Medalha Zuleide Vieira — a mais alta comenda concedida pela ABPC. A honraria reconhece o apoio de ambos à valorização da atividade de cerimonial e ao fortalecimento institucional da profissão no Brasil.
Com técnica, discrição e excelência, os cerimonialistas desempenham um papel estratégico nos bastidores de eventos públicos e privados, sendo fundamentais para a organização e a imagem de instituições. A homenagem na Assembleia reforçou o compromisso do Poder Legislativo potiguar com o reconhecimento de categorias profissionais que atuam na construção de relações baseadas na ética, no respeito e na comunicação eficiente.
A comenda leva o nome de Zuleide Gonçalves Vieira, referência nacional no cerimonial e fundadora da ABPC. Sua trajetória é símbolo de dedicação à qualificação da atividade e inspiração para novas gerações de profissionais.
O 7º Encontro Brasileiro de Cerimonialistas reuniu nos dias 15 e 16 de maio, em Natal, profissionais de diversas regiões do país, com foco em debates, capacitação e troca de experiências. A edição celebrou a história e os avanços da ABPC, que há uma década realiza ações como as Jornadas de Cerimonial, promovendo boas práticas e ampliando a atuação da entidade em todas as regiões brasileiras.
Com a realização da solenidade, a Assembleia Legislativa do RN reforça seu papel como aliada da ABPC e da valorização do cerimonial como ferramenta institucional essencial para o bom funcionamento do serviço público e a imagem das organizações.


