Prêmio Lelo Melodia celebra o Hip-Hop potiguar e nacional hoje (2) na Pinacoteca

A cena urbana do Rio Grande do Norte será destaque nesta quinta-feira (2), às 18h, na Pinacoteca Potiguar, com a realização de mais uma edição do Prêmio Lelo Melodia do Hip-Hop Potiguar. A cerimônia integra a programação do Festival Rap_Presenta Onze e será aberta ao público mediante a doação de 1kg de alimento (exceto sal). Criado em 2023 em homenagem ao rapper Lelo Melodia, integrante do grupo Agregados Família do Rap, assassinado em 2003, o prêmio nasceu durante a celebração dos 50 anos do Hip-Hop e vem se consolidando como uma das principais iniciativas de valorização da cultura urbana no estado. O evento reconhece e homenageia artistas, coletivos, organizações e agentes culturais que contribuem para o fortalecimento do Hip-Hop potiguar e brasileiro em suas diversas linguagens: rap, breaking, graffiti, funk, batalhas de rima, ações sociais e o conhecimento. Além disso, promove intercâmbio cultural entre gerações e fortalece a economia criativa ligada ao movimento. Segundo o produtor e diretor artístico Marcelo Veni, “o Prêmio Lelo Melodia reconhece e valoriza as trajetórias de artistas, coletivos e agentes do Hip-Hop, fortalecendo uma das manifestações culturais mais expressivas das periferias. Ao premiar talentos locais e de referência nacional, o evento reforça a visibilidade da cultura urbana, especialmente nas comunidades periféricas onde o Hip-Hop é uma forma de resistência, expressão e identidade”. Homenagens e destaques A cerimônia contará com a entrega de 20 premiações entre artistas e coletivos locais, regionais e nacionais. Entre os homenageados estão: Entre as apresentações confirmadas estão Ale Du Black, Iyalê, Sister Mika Black, Vic Kabulosa e MC Ninfa, além de atrações do RN, PB e AL como O Crivo, DJ LS, MC Hirlla, Breno Slick – Original Favela e o show especial de Alex NSC. Festival continua no feriado A programação do Festival Rap_Presenta Onze segue também na sexta-feira (3), feriado, com acesso gratuito. Entre as atividades estão: O projeto é contemplado pela Lei Paulo Gustavo RN e aprovado pela Política Nacional Aldir Blanc – PNAB 2024, através da Fundação José Augusto, Secretaria Estadual de Cultura, Governo do RN, Sistema Nacional de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Midway apresenta na próxima semana seu desfile ´Fashion Days` com as novas tendências da moda

A temporada de desfiles está de volta ao Midway Mall. Entre os dias 07 e 09 de outubro, o shopping promove mais uma edição do Fashion Days, evento consagrado no calendário de moda potiguar, que apresentará ao público as principais tendências da temporada primavera/verão.             Os desfiles acontecem diariamente a partir das 17h, na Praça Central do piso L1, em um ambiente intimista e especialmente montado para receber o público com passarela, luz e som de alta qualidade. A programação inclui ainda apresentações musicais ao vivo, com DJs e músicos, e a condução da apresentadora Thay Rosado. Mais de 30 marcas presentes no mix do shopping participam dos desfiles, entre elas: Baton com Bola, Bluk, Morana, La Femme, Taco, Ecologica, Lapidare, Calzedonia, Intimissi, Mioche e muitas outras. Moda sustentável e identidade local Um dos destaques da edição 2025 do Fashion Days é a programação voltada à valorização da moda autoral, da sustentabilidade e da identidade regional, fruto de uma parceria com o SEBRAE, Instituto Riachuelo e a Associação Seridoense de Confecções (ASCONF). Nos três dias de evento, o público poderá conhecer iniciativas que fomentam o uso do algodão agroecológico, produzido por agricultores do interior do RN, além de projetos como o “Natal Pensando Moda”, que conecta marcas autorais ao consumidor final, promovendo inclusão e responsabilidade social. Segundo a coordenadora de marketing do Midway Mall, Tuyanne Medeiros, o evento une moda, cultura e entretenimento: “Será uma grande celebração, com desfiles, música, interações com o público e um ambiente leve e vibrante, que reflete o espírito da nova estação”, destaca. “O Fashion Days é, sem dúvida, o evento de moda mais relevante do Rio Grande do Norte. Uma espécie de fashion week local, que aproxima o público das novidades das grandes e novas marcas, promovendo também o talento e a criatividade da moda potiguar”, afirma o produtor de moda e coorganizador do evento, George Azevedo. Programação completa Local: Praça Central – Piso L1 – Midway MallHorário: A partir das 17h, com entrada gratuita Dia 07/10 – Terça-feira 17h: DJ + músicos 17h30: Abertura com Thay Rosado 18h: Momento SEBRAE – Natal Pensando Moda 19h: Desfile – Tráfego Models Dia 08/10 – Quarta-feira 17h: DJ + músicos 17h30: Abertura com Thay Rosado 18h: Momento SEBRAE – Artesanato na Passarela + Algodão Agroecológico 19h: Desfile – Tráfego Models Dia 09/10 – Quinta-feira 17h: DJ + músicos 17h30: Abertura com Thay Rosado 18h: Momento SEBRAE – Marcas do Seridó e Fardamentos 19h: Desfile – Tráfego Models

Professor do Sesc Mossoró é selecionado pela Marinha do Brasil para participar de expedição oceanográfica

O professor do Sesc Mossoró, Victor Emanoel Soares, participará da expedição oceanográfica Escola Azul, no dia 8 de outubro, após entrar para um seleto grupo de 12 educadores selecionados pela Marinha do Brasil. Ele embarcará para uma experiência de 20 dias no Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira – referência em pesquisas oceanográficas na América Latina.  Victor Emanoel é professor de Geografia e Projeto de Vida no Sesc e foi selecionado dentre as mais de 380 instituições educacionais que fazem parte do programa Escola Azul em todo o Brasil. As Escolas Sesc Mossoró e Zona Norte receberam o selo em 2024, por serem consideradas escolas que promovem a cultura de proteção aos mares e oceanos no ambiente escolar.  A Expedição fará a travessia saindo de Fortaleza/CE com destino a Belém/PA. O objetivo é capacitar os professores e ampliar o repertório educacional deles, para que eles elaborem novos conteúdos didáticos e planos de aula baseados na vivência científica de cultura oceânica. Além disso, a participação do professor do Sesc Mossoró irá contribuir diretamente na produção de projetos educacionais e científicos que serão apresentados na COP30, evento da Organização das Nações Unidas (ONU) que reúne lideranças mundiais para debater mudanças climáticas.  Para o diretor regional do Sesc RN, Gedson Nunes, que também é professor de formação, o momento é de celebração e expectativa de incremento ainda maior ao ensino das Escolas Sesc. “Nós queremos celebrar o professor Victor Emanoel. Este é um reconhecimento muito importante para a Escola Sesc Mossoró e para toda a nossa rede educacional, que é a maior rede privada de ensino básico do Rio Grande do Norte. No mês passado, o mesmo professor foi premiado junto ao professor Maicon Douglas, com um prêmio de nível nacional por um projeto interdisciplinar. Meses atrás, o professor Lucas Braz, do Sesc Zona Norte, também ganhou destaque em um evento nacional… Então tudo isso só mostra o nível de excelência dos nossos professores e do ensino que nós oferecemos aqui no Sesc”, afirma. 

Comércio de Natal terá horário especial no feriado estadual dos Mártires

Em razão do feriado estadual dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, celebrado nesta sexta-feira, 03/10, o horário de funcionamento dos shoppings, comércio de rua, supermercados e dos bancos em Natal sofrerá alterações. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal – CDL Natal, informa que os shoppings da capital funcionarão em horários especiais. Já o comércio de rua terá abertura facultativa. Para evitar imprevistos, os consumidores devem se programar com antecedência. Confira: Comércio de RuaAlecrim: Abertura facultativa das 08 às 14hsCentro da Cidade: Lojas fechadasZona Norte. Abertura facultativa das 08 às 12h. Shopping Midway MallAlimentação e lazer das 11h às 22h⁠Demais lojas e quiosques das 12h às 21h⁠Cinemark aberto conforme programação;Supermercado Pão de Açúcar das 7h às 22;⁠ ⁠Academia: 08h às 14h Natal ShoppingAlimentação: 11h às 22hQuiosques de alimentação: 13h às 21hÂncoras e Megalojas: 12h às 21hDemais Lojas e quiosques: 15h às 21hAcademia Bodytech: 08h às 15hAlpendre: 12h às 23hCinema: Conforme Programação Praia ShoppingPraça de Alimentação das 11hDemais lojas, da 14 a 20hCinema: Conforme ProgramaçãoShopping Cidade JardimLojas e quiosques 14h às 20hAlimentação a partir das 12h Shopping Via DiretaLojas, Box’s e Quiosques: 14h às 20h – FacultativoPraça de Alimentação: 12h às 20h – FacultativoShopping Cidade VerdeLojas: Abrem das 15h às 20hPraça de Alimentação: 12h às 22hClínicas: Fechadas Partage Norte Shopping NatalCarrefour: 7h às 21h;Academia: 8h às 17hPraça de Alimentação/Lazer: 11h às 22h;Lojas/Quiosques: 15h às 21h, com abertura facultativa, a partir das 11h;Cinema: Conforme sessões. Shopping 10Totalmente fechado Supermercados07 às 22h BancosFechados

Beco Mágico anuncia programação especial de Halloween em Natal

O Beco Mágico Natal preparou uma programação especial para o mês de outubro, em celebração ao Halloween, com atividades que prometem encantar e assustar crianças e adultos. Oficinas, concursos, personagens caracterizados, shows e noites temáticas vão transformar o espaço em um cenário de mistério e magia. A agenda começa nos dias 1º e 2 com uma “oficina de poções”, na qual bartenders apresentam demonstrações de drinks temáticos disponíveis no cardápio. Nos dias 7 e 8, o público poderá aproveitar sessões de pintura facial, com colaboradores devidamente fantasiados. O ponto alto acontece nos dias 14 e 15 com a “Noite Sombria do Beco”, festa de Halloween que terá concurso de fantasias infantil e adulto com premiação, além da presença de personagens caracterizados, como Harry, Dumbledore e uma Fantasma. Já nos dias 21 e 22, a “Bruxa Sombria” aparece no palco e percorre as mesas, interagindo com o público em pequenos shows. A programação culmina no dia 31 de outubro com o especial “Halloween em Hogwarts”, em alusão ao dia em que Harry Potter derrotou Voldemort. A noite contará com uma entrada temática, recepcionada por um “guardião sombrio” (ator caracterizado como dementador ou criatura sombria), que conduz os visitantes ao Corredor das Sombras, passagem com teias, gritos e atores fantasiados prontos para assustar. Durante toda a noite, a cada 30 minutos, atores realizarão pequenas cenas de terror entre as mesas, enquanto o encerramento terá um duelo de bruxos entre o bem e o mal, marcado por efeitos de fumaça e música épica. A entrada será cobrada apenas em duas datas especiais: no Dia das Crianças (12 de outubro) e no Halloween (31 de outubro), ao valor de R$ 10,00 por pessoa. Nos demais dias da programação, a participação é gratuita. Com a proposta de unir diversão, fantasia e sustos na medida certa, o Beco Mágico promete uma temporada inesquecível de Halloween em Natal. Mais informações no whatsapp oficial do Beco Mágico Natal: (84) 9108-9353.

Instituto Bonitas promove IX Exposição “Mulheres e suas Histórias de Superação” no Midway Mall

O Instituto Bonitas realiza, de 1º a 15 de outubro, a IX edição da exposição “Mulheres e suas Histórias de Superação”, no Shopping Midway Mall, em Natal. A iniciativa integra a programação do Outubro Rosa, mês mundial de conscientização e prevenção do câncer de mama. A mostra reúne ensaios fotográficos de mulheres que enfrentaram e venceram o câncer, registrados pelas lentes da fotógrafa Ana Galvão. Mais do que retratar a beleza e a força feminina, as imagens transmitem mensagens de esperança, resiliência e destacam a importância do diagnóstico precoce. Histórias que inspiram Cada fotografia traz à tona uma narrativa real de luta, dor, coragem e superação. Ao percorrer a exposição, o público é convidado a refletir sobre a jornada dessas mulheres e a reconhecer que ninguém precisa enfrentar a doença sozinho. Há 10 anos, o Instituto Bonitas acolhe pacientes oncológicos oferecendo apoio psicológico, terapias integrativas, orientação nutricional, musicoterapia e acompanhamento social. A instituição reafirma seu compromisso de humanizar o cuidado e ampliar a visibilidade da causa do câncer. 📍 Serviço O quê: IX Exposição Mulheres e suas Histórias de Superação – Instituto BonitasQuando: 1º a 15 de outubro de 2025Onde: Shopping Midway Mall – Natal/RNVisitação: Gratuita, durante o horário de funcionamento do shopping

Lelé Alves lança novo álbum “Plenitude” nesta quinta (2) no YouTube

A potiguar Lelé Alves, uma das raras mulheres no Brasil com trajetória consolidada na música New Age, lança nesta quinta-feira (2) seu mais novo álbum, “Plenitude”. O trabalho chega às plataformas digitais e ao canal Mudernage, no YouTube, marcando a data simbólica do Dia Internacional da Não-Violência e do nascimento de Mahatma Gandhi. Gravado no estúdio Ícone-Mudernage, em Ponta Negra (Natal-RN), o disco reúne dez composições autorais que exploram a fusão entre sonoridades instrumentais, elementos do rock progressivo, o sopro do jazz e a atmosfera meditativa. A capa é assinada pelo jornalista e fotógrafo Flávio Rezende e também contará com audiodescrição, realizada pela Valoz Engenharia, tornando a experiência acessível para pessoas com deficiência visual. Um caminho de introspecção Além do som de sua guitarra, Lelé incorporou flautas, oboés e sintetizadores que criam texturas etéreas e reforçam o clima contemplativo. “É um disco de tranquilidade e equilíbrio. A proposta é oferecer ao ouvinte uma experiência introspectiva”, explica a artista. Inspirada pela filosofia oriental e por vivências na Índia, a potiguar faz da música um instrumento de autoconhecimento, construindo uma linguagem única que conecta espiritualidade, experimentação sonora e sensibilidade artística. Faixas do álbum Entre as composições, destaque para “Morro do Careca”, homenagem ao cartão-postal natalense; “Virtudes”, com ares progressivos; “Porto”, mais animada e com balanço leve; e “Atmosfera”, que encerra o disco com flauta andina e percussões suaves. O álbum foi contemplado pelo Edital de Fomento à Música nº 12/2024 – PNAB-RN, realizado pelo Governo do RN, via Fundação José Augusto, com recursos do Ministério da Cultura e do Sistema Nacional de Cultura. Trajetória Natural do bairro do Alecrim, em Natal, Lenilza Alves da Silva – a Lelé Alves – soma mais de cinco décadas de carreira. Seu primeiro espetáculo, Estrela D’Alva, foi em 1979, no Teatro Alberto Maranhão. Em 1982, conquistou projeção nacional ao chegar à final do Festival MPB Shell, da Rede Globo. Desde então, construiu uma discografia com oito álbuns, sendo seis independentes e dois lançados pela Polygram. 🎶 Serviço O quê: Lançamento do álbum Plenitude – Lelé AlvesQuando: 2 de outubro de 2025Onde: Canal Mudernage no YouTube e plataformas digitais

Escola de Música da Uern abre 112 vagas para cursos livres

A Escola de Música D’alva Stella Nogueira Freire, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), está com inscrições abertas para cursos livres, conforme o Edital Nº 04/2025 – EMDSNF. Ao todo, estão sendo ofertadas 112 vagas, distribuídas entre diferentes modalidades de ingresso. As oportunidades estão divididas em quatro categorias: Cota Social (50% das vagas, sendo 58% para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e 42% para egressos de escola pública), Cota para pessoas com deficiência (5%), Uern Ação (10%, destinada a alunos participantes do programa de extensão da instituição) e Ampla Concorrência, para os demais candidatos. Entre os cursos disponíveis estão dois preparatórios para o processo seletivo 2026, um curso de prática de conjunto em rock para mulheres e um de piano livre. Todos serão realizados presencialmente na sede da Escola de Música, no Campus Central da Uern, com duração de cinco meses. As inscrições devem ser feitas até o dia 5 de outubro de 2025, exclusivamente de forma online neste link. Cada candidato poderá se inscrever em apenas um curso e, caso realize mais de uma inscrição, será considerada apenas a última. Alunos já matriculados na Escola de Música têm isenção da taxa de matrícula. O resultado com a homologação das inscrições será divulgado no dia 6 de outubro no portal da Uern e nas redes sociais da Escola. Já a lista dos candidatos selecionados será publicada no dia 16 de outubro de 2025. Confira aqui o edital completo.

Concerto “Trilhas de Cinema” da Filarmônica UFRN segue para Mossoró e Luís Gomes nesta semana

A Filarmônica UFRN dá continuidade à aclamada turnê “Trilhas de Cinema”, com duas apresentações gratuitas na região Oeste nesta semana. Mossoró, no dia 2 de outubro, e Luís Gomes, no dia 3 de outubro. O repertório é um verdadeiro passeio por universos épicos e emocionantes da cultura pop e do cinema, com obras de Star Wars, O Rei Leão, Game of Thrones, Piratas do Caribe, Indiana Jones, entre outros clássicos. Mais que um espetáculo sinfônico, a turnê é uma experiência cultural completa, aliando música, imagem e formação musical. A Filarmônica, vinculada à Escola de Música da UFRN, reafirma seu compromisso com o acesso à cultura e à educação, levando arte de excelência às cidades do Rio Grande do Norte. Programação em Mossoró: concerto e masterclasses gratuitas Antes da apresentação no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, a turnê desembarca em Mossoró com masterclasses (violino, viola, flauta transversal, clarinete, trompete e trombone) gratuitas, que serão ministradas por músicos da Filarmônica, voltadas para estudantes de música. A atividade acontece no dia 1º de outubro, na Escola de Música da UERN – Campus Central, das 9h às 12h e das 14h às 17h. As inscrições estão abertas no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeFT0UIip_EcKq5GwPbC3A88J2Bp98HXy0yQ3DJzgYT-OJg5w/viewform  No dia seguinte, 2 de outubro, a cidade recebe o aguardado concerto “Trilhas de Cinema” no Teatro Dix-Huit Rosado, às 19h. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos antecipados via Sympla https://www.sympla.com.br/evento/trilhas-de-cinema-filarmonica-ufrn-em-mossoro/3144536?referrer=www.google.com. Três lotes serão liberados entre terça e quinta-feira. Programação em Luís Gomes  No dia 3 de outubro, a Filarmônica UFRN sobe a serra e chega ao município de Luís Gomes, para uma apresentação especial no Paço Nilza Fernandes – Colégio Municipal Padre Osvaldo, às 19h. A entrada também é gratuita, com retirada de ingressos 1 hora antes do início do evento, no local. Formação musical no interior: oficinas “Sons Interiores” Encerrando a passagem pela região, no dia 4 de outubro serão oferecidas oficinas gratuitas na UERN de Pau dos Ferros, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com aulas de violino (básico e avançado), flauta, fagote e trompa. As atividades integram o projeto “Sons Interiores”, um braço pedagógico da turnê, que visa fortalecer a formação musical em comunidades do interior. Todo o projeto é viabilizado com o apoio do Ministério Público do Trabalho no RN (MPT-RN), que destinou R$ 316,7 mil, garantindo infraestrutura, capacitação técnica, masterclasses com músicos da orquestra e intercâmbio com bandas e escolas de música locais.  A Filarmônica UFRN é reconhecida como uma das orquestras mais atuantes do Nordeste. Atuando como projeto de extensão da UFRN, une excelência artística à formação prática dos estudantes e ao compromisso social, levando música de concerto a todos os cantos do estado. Prepare-se para viver uma noite de cinema, som e emoção ao vivo. “Trilhas de Cinema” não é apenas um concerto, é uma celebração da arte acessível e transformadora.

Pedro Bial e Luiza Helena Trajano serão destaques do Fórum Negócios 2025

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, o Centro de Convenções de Natal/RN será palco do Fórum Negócios 2025, promovido pelo Fórum Negócios Group, com expectativa de reunir mais de 6 mil empresários e empreendedores de todo o país. Entre os destaques do evento estão os renomados Pedro Bial e Luiza Helena Trajano, que trarão suas experiências e perspectivas sobre o futuro dos negócios e da liderança no Brasil. Com foco em empreendedorismo, inovação, liderança e transformação empresarial, o Fórum Negócios 2025 contará com palestras principais e painéis de debate, proporcionando discussões sobre tendências do mercado, estratégias de crescimento e oportunidades para o desenvolvimento econômico regional e nacional. Pedro Bial, jornalista e apresentador, abordará comunicação, storytelling e comportamento, explorando como líderes e empresas podem se conectar de forma mais estratégica com o público e o mercado. Luiza Helena Trajano, CEO da Magazine Luiza, compartilhará insights sobre liderança feminina, inovação no varejo e transformação de negócios, oferecendo orientações práticas e inspiradoras para gestores e empreendedores. O Fórum Negócios 2025 vai reunir empresários e empreendedores de todo o país em um espaço pensado para troca de experiências, aprendizado e networking qualificado. Durante o evento, você poderá antecipar tendências, conhecer estratégias inovadoras e fortalecer suas conexões, além de acompanhar discussões que trazem uma visão estratégica sobre o futuro dos negócios no Brasil e destacam Natal como polo de inovação empresarial. Mais informações e inscrições estão disponíveis em: www.forumnegocios.com.br