Shows de Tanda Macedo e Segundo Sanfoneiro animam hoje (27) o São João do Natal Shopping

O São João do Natal Shopping segue animado até o fim do mês com muito forró e diversão para toda a família. Nesta sexta-feira (27), o Alpendre — espaço ao ar livre do shopping dedicado ao lazer e gastronomia — recebe os shows de Tanda Macedo, a partir das 19h, e de Segundo Sanfoneiro, às 21h30, no palco Câmara Cascudo. Para deixar a noite ainda mais especial, o público também poderá participar de um tradicional casamento matuto, com direito a padre, aliança e certidão simbólica — uma atração divertida para casais que desejam entrar no clima das festas juninas. Toda a programação é gratuita. Além da música, os visitantes podem aproveitar toda a estrutura do Alpendre, que conta com parque infantil com brinquedos modernos, espaço pet, área arborizada e um corredor gastronômico com operações consagradas. Entre as operações estão o Calígula Pizzaria, referência na Praia da Pipa desde 1988; o Jabá Restaurante, que combina sabores do sertão e do litoral nordestino com a sofisticação da gastronomia contemporânea; e o recém-inaugurado Ô Bar, especializado em petiscos e drinks. “Valorizamos muito as datas regionais e queremos que o nosso cliente viva o São João de forma leve, segura e em um ambiente acolhedor. Por isso, pensamos em uma programação que atende toda a família, com muito forró e boa gastronomia”, afirma Felipe Furtado, superintendente do Natal Shopping. SERVIÇO – Programação Junina do Natal Shopping O que: Shows no Alpendre | Segundo Sanfoneiro e Tanda MacedoQuando: 27 de junho, a partir das 19hOnde: Palco Câmara Cascudo, Alpendre do Natal Shopping

Restaurantes de Ponta Negra se destacam na segunda edição do Natal Restaurant Week

O bairro de Ponta Negra, um dos cartões-postais mais famosos de Natal, é também um dos grandes destaques da segunda edição do Natal Restaurant Week, que segue até o dia 6 de julho de 2025 com menus completos, preços acessíveis e foco na valorização da culinária local. Com seu clima acolhedor, diversidade de estilos e forte vocação gastronômica, a região reúne alguns dos principais participantes do festival, oferecendo ao público experiências que unem sabor, criatividade e identidade potiguar. Entre os nomes confirmados em Ponta Negra estão Yuru Ponta Negra, Forneria 1121, Lotus Japanese Fusion Cuisine, Gustto Praia, Duma Cozinha, Mangai, Atma Rooftop e Rios Potiguares. Cada um deles preparou menus especiais com entrada, prato principal e sobremesa, dentro das categorias Tradicional, Plus ou Premium, com valores fixos que variam entre R$ 54,90 e R$ 109,00. Com o tema “Diversidade Culinária Regional”, a edição convida os chefs a explorarem ingredientes e tradições do Brasil, especialmente do Rio Grande do Norte, promovendo pratos com conexão afetiva, histórica e cultural com o estado — mesmo que em releituras contemporâneas. A proposta é transformar cada refeição em uma verdadeira jornada de sabores, despertando memórias e valorizando o que há de mais autêntico na gastronomia local. Entre os pratos que merecem destaque estão o Filé de Sol com Risoto de Queijo Coalho, do Yuru Ponta Negra, que reinventa um clássico nordestino ao unir carne grelhada e risoto cremoso de queijo coalho; o Baião de Dois do Mar, da Forneria 1121, que combina camarão, peixe e queijo coalho maçaricado com castanhas e aioli de limão; e o Sushis Lotus, do Lotus Japanese Fusion Cuisine, com 10 peças autorais entre niguiris e jows elaborados com ingredientes nobres e toque trufado. Também se destacam o Spaghetti ai Gamberi, do Gustto Praia, que harmoniza camarões salteados e massa grano duro em molho especial; e o Filé de Sol Duma, do restaurante Duma Cozinha, servido com fondue de queijos maçaricado e baião de dois de feijão verde. Completam a seleção o Camarão Marítimo, do Mangai, que traz camarões refogados na manteiga aromatizada com arroz cremoso de manjericão gratinado com queijo; o Camarão Crocante ao Pesto, do Atma Rooftop, com crocância e frescor equilibrados em uma receita surpreendente; e o Rio Punaú, do Rios Potiguares, um tagliatelle com bisque cremosa e camarões selados na manteiga de ervas. Além da experiência à mesa, o evento também promove uma ação solidária: a cada menu vendido, o público é incentivado a doar R$ 2 para a ONG AMICO (Associação Amigos do Coração da Criança), que presta assistência a crianças com cardiopatias congênitas. O Natal Restaurant Week é realizado pelas empresárias Juliana Sartorelli e Juliana Celi, em parceria com marcas como Coca-Cola, Constel, Ademicon e Limplus. A iniciativa faz parte de um dos maiores festivais gastronômicos do país, criado por Fernando Reis, e está presente em mais de 20 cidades brasileiras com o objetivo de democratizar o acesso à boa gastronomia e movimentar o setor. A lista completa de restaurantes participantes, menus e valores pode ser conferida no site www.restaurantweek.com.br. Mais informações e novidades também estão disponíveis no Instagram oficial: @restaurantweekbrasil.

Exposição suíço-brasileira sobre a Amazônia fica até 30 de junho no Aeroporto de Natal

A exposição “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade”, promovida pela Embaixada da Suíça no Brasil e pelo Consulado-geral da Suíça no Rio de Janeiro, está aberta para a visitação do público, no Aeroporto de Natal, até o dia 30 de junho. A mostra destaca as contribuições históricas da Suíça à preservação da biodiversidade amazônica, em especial por meio do trabalho do naturalista suíço Emílio Goeldi e do artista Oswaldo Goeldi, filho do cientista. A mostra integra o programa Road to Belem, uma série de ações organizadas pelas representações suíças no Brasil com foco na COP 30, a conferência mundial sobre mudanças climáticas, que será realizada em novembro de 2025, em Belém, capital do Pará. O acervo já foi exibido em Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Nova Friburgo e Natal, ressaltando a agenda de sustentabilidade e meio ambiente da Suíça no Brasil. A visitação à exposição é gratuita e aberta ao público diariamente, das 9 às 21 horas. Inaugurada no dia 8 de maio, em cerimônia com autoridades do estado do Rio Grande do Norte e municipais, a exposição no Aeroporto de Natal contempla todos os públicos e já recebeu 3.500 visitantes. “Tivemos agendamento de escolas públicas e privadas também”, informou Lani Goeldi, curadora interinstitucional da exposição e bisneta de Emílio Goeldi. O chefe de missão-adjunto da Embaixada da Suíça, ministro Pierre-Yves Morier, destacou que a exposição apresenta as distintas conexões que existem entre a Suíça e o Brasil, através da arte, da ciência e da sustentabilidade. “Arte porque podem conhecer obras de grandes grafistas; ciência, porque Emílio Goeldi foi um naturalista suíço de grande importância mundial; e, finalmente, a sustentabilidade porque apresentamos o que a Suíça tem feito através de contribuições em vários projetos regionais para preservação do meio ambiente, como o Fundo Amazônia”, afirmou. A exposição apresenta ilustrações de 337 espécies de aves amazônicas pertencentes ao acervo do Museu de História Natural de Berna, na Suíça, e incorpora tecnologia de realidade aumentada, oferecendo aos visitantes uma experiência imersiva e educativa. O acervo artístico é complementado por 22 xilogravuras coloridas de flores brasileiras assinadas por Oswaldo Goeldi, reforçando o diálogo entre arte e ciência. “Levar a exposição ‘O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia’ a Natal foi uma experiência profundamente tocante. Cada olhar curioso, cada família que se encantou com as aves amazônicas em realidade aumentada, cada criança que descobriu a arte e a ciência entre as paredes de um aeroporto, tudo isso nos lembra por que fazemos o que fazemos”, afirmou Lani Goeldi. “Essa exposição não fala apenas de Emílio Goeldi, meu bisavô, nem somente das 337 aves retratadas por Ernst Lohse ou das flores gravadas por Oswaldo Goeldi. Ela fala de pertencimento, de raízes, de um Brasil que pulsa na biodiversidade e que encontra, na arte e no afeto, caminhos para se reconectar com sua própria história”, assinalou a curadora. Depois de Natal, a exposição segue para Manaus, no Amazonas. SOBRE ROAD TO BELEMO programa Road to Belem reúne várias atividades da rede suíça no Brasil com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a prosperidade por meio da identificação de soluções sustentáveis, compartilhadas e inovadoras. Suíça e o Brasil são parceiros históricos e estratégicos com intensas relações bilaterais nos âmbitos político, econômico, científico e da sustentabilidade. SERVIÇOExposição: O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade.Local: Aeroporto de Natal – São Gonçalo do Amarante (RN).Data: até 30 de junho de 2025.Horário: 9h às 21h | Entrada gratuita.

Assembleia aprova notificação obrigatória de casos de bullying nas escolas do RN

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, nesta quinta-feira (26), o projeto de lei da deputada Terezinha Maia (PL) que determina a notificação compulsória de casos de bullying e cyberbullying praticados contra menores nas escolas do estado. Pela proposta, os estabelecimentos de ensino terão até 24 horas para comunicar as ocorrências ao Conselho Tutelar. A notificação deverá conter o relato do caso, com informações que permitam a identificação da vítima e do possível autor. A partir da comunicação, caberá ao Conselho Tutelar encaminhar a denúncia às autoridades competentes ou aos núcleos especializados em segurança escolar e proteção à criança e ao adolescente, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Além da proposta, outros projetos foram aprovados na reunião. O deputado Taveira Júnior (União) teve aprovado o projeto que cria o selo “Amigo dos Entregadores”, destinado a estabelecimentos que ofereçam estrutura de apoio aos profissionais de entrega por aplicativo. O presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), apresentou projeto para regulamentar a alteração de nomes de ruas, vias e demais bens públicos no estado. Já o deputado Adjuto Dias (MDB) teve aprovada a criação de um programa de desenvolvimento socioemocional para professores da rede pública estadual. Na área ambiental, a deputada Cristiane Dantas (SDD) propôs o programa “RN Mais Verde”, voltado para a adoção e preservação de unidades de conservação legalmente instituídas no estado. Outras matérias aprovadas foram a criação do Estatuto da Pessoa com Síndrome de Down, de autoria do deputado Kleber Rodrigues (PSDB), e o projeto do deputado Hermano Morais (PV) sobre a prática de Educação Física no Sistema Estadual de Ensino. A Comissão também aprovou projetos de reconhecimento de utilidade pública.

Gustavo Mioto é a grande atração da Festa da Padroeira de Galinhos 2025

No dia 2 de agosto de 2025, o cantor Gustavo Mioto sobe ao palco da tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira de Galinhos, no litoral Norte do RN. O evento aberto ao público pretende atrair milhares de visitantes ao município para uma noite de shows e valorização da cultura local. Também estão confirmadas as apresentações de Limão com Mel, Forró dos 3 e Mar de Mel. A festa, que já é um marco no calendário cultural da cidade, ganha em 2025 uma estrutura especial e reforça sua vocação para o receber grandes shows. Além de movimentar a economia local, gerando renda para comerciantes, ambulantes, pousadas e prestadores de serviço, o evento fortalece o sentimento de pertencimento da população e projeta Galinhos como destino turístico organizado, receptivo e cheio de identidade. “Nossa terra, nosso povo, nossa maior festa. Esse é o espírito que nos move. Cada detalhe está sendo preparado com muito cuidado para que a Festa da Padroeira seja um momento de união, orgulho e acolhimento. Galinhos é uma cidade que tem fé, tem talento e tem futuro. E é isso que queremos mostrar para o estado inteiro”, afirma o prefeito Hudson Matias. Além dos shows do dia 2, a programação da Festa da Padroeira conta ainda com momentos de fé e devoção em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes. No dia 3 de agosto, a celebração segue com show católico da cantora Adriana Arydes, encerrando com emoção e espiritualidade uma das datas mais simbólicas para o povo de Galinhos. SERVIÇO 🗓️ 02 de agosto de 2025🕗 21h📍Praça dos Três Poderes – Galinhos/RN🎟️ Evento Gratuito

Tardezinha traz uma década de história e “maior roda de pagode do mundo” para Natal em agosto

No próximo dia 30 de agosto, a Arena das Dunas vai ser palco da “maior roda de pagode do mundo” com a volta do projeto Tardezinha a Natal e promover aquele reencontro com a turma que está com saudades do clima do projeto e dos sucessos comandados pelo cantor Thiaguinho. Para quem curtiu as festas juninas, a expectativa agora é para um dos maiores projetos da música nos últimos tempos e que, em 2025, é mais que especial, pois a Tardezinha completa 10 anos da sua estreia e já foi realizada mais de 200 vezes não só no Brasil como no exterior. E todas as edições com ingressos esgotados e em Natal, mais uma vez, não será diferente. A procura para compra de ingressos já dá uma ideia do clima que vai revestir a cidade até agosto, quando acontece o show trazendo pessoas de outras cidades do RN e do Brasil. Os ingressos continuam à venda no site da Bilheteria Digital (clique aqui) e nas lojas Grand Optical (Natal Shopping e Midway Mall). Mais informações no perfil oficial @sigaclap no Instagram.

Miá Mello chega a Natal com o espetáculo “Mãe Fora da Caixa”

A peça “Mãe Fora da Caixa”, protagonizada por Miá Mello, é inspirada no best-seller homônimo de Thaís Vilarinho, tem direção de Joana Lebreiro e texto de Cláudia Gomes (roteirista da Rede Globo e criadora do blog Humor de Mãe) e trata com muito humor sobre os dilemas que envolvem a maternidade real. Em Natal, o espetáculo terá duas apresentações, nos dias 16 e 17 de agosto, no Teatro Alberto Maranhão. Miá comemora o sucesso do espetáculo que está em cartaz há 5 anos, com mais de 200 apresentações e já foi visto por mais de 120 mil espectadores. “Estou muito feliz, ao longo de 5 anos fazendo esse espetáculo, revi muitos conceitos como mãe e mulher, por isso estar de novo em cena falando um texto que sempre foi muito potente pra mim é ainda mais relevante, ainda mais agora que a peça virou até filme!” Um dos trunfos da peça é a capacidade de identificação com o público. Miá estabelece um tom confessional de quem parece contar histórias pessoais envolvendo a plateia em risos e lágrimas, com momentos de cumplicidade e interação.  Sobre a montagem Na trama, uma mulher que já tem uma filha com sete anos aguarda ansiosa em seu banheiro pelo resultado de um novo teste de gravidez. “A grande sacada da peça para mim se passa nesses 5 minutos em que a protagonista está no banheiro. São instantes em que cabe uma vida inteira, o mundo de pensamentos, as lembranças, os pensamentos contraditórios. É isso que acontece na cabeça e no coração de uma mãe e que tentamos trazer para a encenação”, revela a diretora Joana Lebreiro. Uma das maiores dificuldades da mãe contemporânea é o acúmulo de tarefas, conta Miá Mello. “Temos essa sobrecarga mental provocada pela cobrança de ter que fazer um monte de coisas: ser boa mãe, ser boa profissional, ver as amigas, estar com o marido, ir ao mercado etc. Tem aquele bom e velho ditado que diz que para criar uma criança é preciso uma aldeia. E cada vez estamos mais isolados em uma ilha de nossas famílias modernas e individuais. A peça tem essa força de mostrar que não estamos sozinhas de verdade. Eu começo dizendo que não é a minha história, mas que, sem dúvida, poderia ser. E pode ser a história de muita gente, existe um grande poder de identificação”.  O espetáculo surgiu quando o ator e produtor Pablo Sanábio  se deparou com uma série de questionamentos sobre paternidade e acabou encontrando o livro Mãe Fora da Caixa, de Thaís Vilarinho. A autora é conhecida nas redes sociais por mostrar o lado real da maternidade e oferecer um ombro amigo para os pais e mães que se sentem pressionados com tantos desafios. O desejo de Vilarinho de escrever sobre maternidade aflorou com o nascimento de seu primeiro filho. “Lembro-me do sentimento de indignação quando percebi que não se falava sobre as dores e as dificuldades. Doze anos atrás não se falava sobre baby blues, sobre puerpério e nem sobre a mudança radical que acontece na vida da mulher que se torna mãe. Então, escrever foi necessário, terapêutico. Um processo de cura mesmo. Fico muito feliz que esteja, de certa forma, ‘curando’ outras mães. A peça ultrapassa o livro, expande as ideias em uma outra forma de comunicação. Sou muito grata por isso, pois, assim, o conceito chega a cada vez mais mães. O que eu mais gosto na peça é a entrega da Miá. A vontade que ela tem de gritar sobre o assunto. É a entrega dela que faz a peça ter esse potencial gigante”, revela Thaís Vilarinho. A encenação foi criada a partir de um diálogo entre o livro e o perfil no Instagram de Thaís Vilarinho com as experiências pessoais de Miá, Joana e Cláudia. “Queríamos um espetáculo que juntasse esse papo reto e real sobre maternidade com a sensação de acolhimento às mães, sem deixar de lado esse humor ‘pé na porta’ que é a marca da Cláudia. Uma coisa que conversamos desde o início e que permeou a escrita dela é ter um espetáculo que fosse bem aberto, bem direto para o público. E que não ficasse fechado na história, no sentido de ter uma personagem falando sozinha. Ela está conversando com aquelas pessoas que estão ali assistindo. Eu gosto muito das peças que deixam a plateia como parte atuante do jogo cênico”, esclarece Joana Lebreiro.

Vasco (RJ) e Montevideo Wanderers farão amistoso internacional na Arena no próximo dia 05 de julho

O Vasco tem partida confirmada na Casa de Apostas Arena das Dunas. O confronto acontecerá no sábado, 05 de julho, às 17h, contra o Montevideo Wanderers, clube da cidade de Montevidéu que disputa a primeira divisão do Campeonato Uruguaio. O amistoso internacional vai servir de preparação para o Vasco antes da retomada do Campeonato Brasileiro, paralisado devido à realização do Mundial de Clubes da Fifa. O time Cruz-Maltino vem para Natal com seu elenco principal e a partida será um teste contra o atual 3º colocado do Grupo A do Campeonato Uruguaio, atrás apenas do Peñarol e Defensor Sporting. Os ingressos já estão à venda no site www.casadeapostasarenadunas.com.br e a partir das 14h de amanhã, 25/06, na loja Gigante da Colina (próximo ao Nordestão Cidade Jardim) e nas unidades da Gol Mania Store de Lagoa Nova e Zona Norte (Partage Norte Shopping). Ingressos:             No setor Arquibancada Sul, os ingressos estão sendo vendidos ao valor de R$50,00 (meia ou ingresso social) e R$100,00 (inteira). Para o setor Arquibancada Primeiro Anel Leste, os preços são R$75,00 (meia ou ingresso social) e R$150,00 (inteira).             Para o setor Cadeiras Premium (hospitalidade), os valores são: R$150 (meia ou ingresso social) e R$300,00 (inteira). Já os ingressos para o camarote Rooftop Dunas, que contará com serviços de Open Bar e Open Food, também já estão à venda no site www.rooftopdunas.com.br. Acesse para mais informações e valores. Também já estão sendo comercializados os Camarotes Privativos – com 20 ingressos inclusos, ambiente interno climatizado, banheiro exclusivo, serviço de garçom e 05 vouchers de estacionamento -, através do (84) 3673-6811 (telefone e WhatsApp).             *Crianças até dois anos não pagam ingressos.             *Ingresso Social: válido mediante doação de 1kg de alimento não perecível, que deverá ser entregue na portaria de acesso ao setor adquirido.

Cultura e regionalismo potiguar marcam edição 2025 do arraiá do Colégio Teresa

O Colégio Teresa já se prepara para mais uma edição de seu tradicional festejo junino, e em 2025 o Arraiá promete ser ainda mais especial. Com o tema “Recantos e Encantos do Rio Grande do Norte”, a festa acontecerá no dia 5 de julho, das 15h às 22h, no Boulevard Hall, em Nova Parnamirim, e vai homenagear as riquezas culturais, históricas e gastronômicas do estado potiguar. O evento reunirá alunos, famílias e toda a comunidade escolar em um ambiente especialmente decorado para valorizar as tradições nordestinas e o orgulho de ser potiguar. As apresentações artísticas seguem uma programação dividida por segmento de ensino: a Educação Infantil sobe ao palco às 15h, seguida pelos Anos Iniciais às 17h30 e pelos Anos Finais e Ensino Médio a partir das 19h30. Os alunos que participam das apresentações terão entrada gratuita no evento. Além das apresentações, o Arraiá do Teresa contará com diversas atrações, como brinquedos infláveis com acesso livre mediante pulseira, brincadeiras típicas — como pescaria, tiro ao alvo e rabo do burro —, e o aguardado Balaio Junino, com sorteio de duas cestas recheadas de produtos da época. Cada talão de balaio contém 10 folhas e está sendo vendido por R$ 50,00. Outro ponto alto será a eleição do Rei e da Rainha do Milho, disputada entre os alunos que mais venderem talões do balaio junino. A premiação inclui matrícula 2026 gratuita (sem taxas) e prêmios especiais como um Super Gira-gira Car e um Overboard. As senhas de acesso ao evento estão no segundo lote, com vendas até o dia 30 de junho ao valor de R$ 70. Crianças com até 4 anos e 11 meses têm entrada gratuita, assim como os estudantes que participarão das apresentações. Toda a alimentação será fornecida exclusivamente pelo Boulevard Hall, não sendo permitida a entrada de comidas e bebidas externas O Arraiá do Teresa 2025 promete uma celebração repleta de alegria, música, danças e sabores, exaltando o que há de mais belo na cultura do Rio Grande do Norte. Uma verdadeira festa de São João para guardar na memória. ServiçoArraiá do Teresa 2025 – Recantos e Encantos do RN Data: 5 de julho de 2025 (sábado)Horário: das 15h às 22hLocal: Boulevard Hall – Av. Maria Lacerda Montenegro, 1953, Nova Parnamirim – Parnamirim/RNIngressos: R$ 70 (2º lote – até 30/06)PIX: 70311857/0001-08 – SOEDUCInformações: Secretaria Escolar ou via ClassApp

RN tem mais de 20 mil crianças em situação de trabalho infantil

O mês de junho está no calendário de lutas do combate ao trabalho infantil, considerado como toda forma de atividade laboral realizada por crianças e adolescentes com menos de 16 anos – quando realizado na condição de aprendiz, é permitido a partir dos 14 anos. O Rio Grande do Norte tem 21.727 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, e o Brasil, 1,8 milhão, de acordo com o IBGE. A maioria, no país, são meninos (66,4%), negros (66,1%), entre 5 e 13 anos (21,3%). Para o Conselho Regional de Serviço Social do RN (CRESS-RN), é preciso compreender as dimensões econômica, social e cultural do trabalho infantil, promovendo políticas de erradicação e protegendo o trabalho do adolescente aprendiz. “É crucial denunciar explorações, defender leis democráticas com controle social, ampliar investimentos sociais e garantir a proteção integral e prioritária de crianças e adolescentes como sujeitos de direitos”, afirma a conselheira Suzanny Lopes. Atualmente, diversos órgãos atuam na proteção dos direitos de crianças e adolescentes: Conselho Tutelar, Conselhos de Direitos, Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Cultura, Esporte e Lazer, Fóruns e Centros de defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Adicionalmente, tem-se o Sistema de Segurança (Polícias e Guarda Municipal) e o Sistema de Justiça, como Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública e Poder Judiciário, entre outros agentes públicos e privados. A rede de proteção também conta com o Disque 100 e o Sistema Ipê Trabalho Infantil para os registros das denúncias. “Todos esses órgãos são considerados porta de entrada, entendendo-se como fontes e origem da denúncia e/ou dos encaminhamentos para a proteção e erradicação do trabalho infantil”, explica Suzanny. “É necessário que haja uma articulação interinstitucional para prevenir e coibir as diversas formas de exploração do trabalho infantil, como o comércio de substâncias ilícitas, exploração sexual, trabalho infantil doméstico e trabalho infantil nas redes sociais, este último que é um debate complexo e que desafia as legislações brasileiras e os órgãos de fiscalização”, destaca a assistente social. Para Suzanny, a conjuntura atual acentua a exploração do trabalho de crianças e adolescentes. “A crise econômica global e as desigualdades aumentam a pobreza, levando famílias a dependerem do trabalho infantil para complementar sua renda ou, até mesmo, tê-lo como fonte única de sobrevivência”, analisa. “Precisamos intensificar os esforços e manter a firmeza diante deste panorama desolador, que causa sofrimento e privações que comprometem o presente e hipotecam o futuro das crianças e adolescentes”, conclui.