Comunidade Shalom em Natal promove retiro de Semana Santa entre os dias 17 e 20 de abril

Com o tema “A esperança não decepciona”, o Retiro de Semana Santa, promovido pela Comunidade Católica Shalom, acontece entre os dias 17 e 20 de abril.  O retiro que traz a oportunidade de um reencontro com o amor de Deus que se dá inteiramente pela humanidade, inicia na quinta-feira santa (17), na Catedral Metropolitana, às 15h, já nos dias 18, 19 e 20, o retiro acontecerá no Complexo de Ensino Noilde Ramalho EDHC, a partir das 08h. Neste ano Jubilar, nos encontramos como Igreja para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. O retiro de Semana Santa seguirá um caminho de oração e formação, conduzido para que os participantes se aproximem cada vez mais daquele que dá esperança de uma vida nova. “No Retiro de Semana Santa aprofundamos o dom da Oferta de Cristo ao Pai, da sua Paixão, Morte e Ressurreição, da nossa redenção. Uma experiência que se atualiza e nos faz mergulhar no ato supremo de amor que nos torna novas criaturas. O Espírito Santo nos auxilia para bem vivermos a passagem do deserto para o jardim, do velho para o novo. Por meio dos ensinos e momentos de oração, somos conduzidos a uma experiência pessoal e comunitária e novamente enviados ao anúncio explícito do Ressuscitado que passou pela Cruz”, destacou Wedson Araújo, Responsável Local da Missão de Natal. No retiro deste ano, o Missionário Daniel Ramos, consagrado na Comunidade de Vida da Comunidade Católica Shalom, estará no retiro, para pregar sobre o tema: “A esperança não decepciona”. Desta maneira, Daniel afirma “Iremos deixar que o mistério pascal não seja apenas uma lembrança piedosa, mas uma realidade poderosa que nos atingirá de tal forma que nós iremos nascer de novo em Cristo Jesus. Deixaremos Jesus nos ressuscitar, na sua ressurreição”, destacou o missionário. O Retiro de Semana Santa inicia na quinta-feira Santa, a partir das 15h, na Catedral Metropolitana, com momentos de pregação e oração. Na Sexta-feira Santa, o retiro acontece no Complexo de Ensino Noilde Ramalho EDHC, a partir das 08h, com momentos de oração, reflexão e a Via Sacra, realizada pelo projeto Artes da Missão de Natal. No sábado e domingo, o retiro também acontece no EDHC.  No retiro não haverá celebração na sexta e no sábado, onde os participantes vivem esses momentos na Catedral Metropolitana, no período da tarde e à noite. Já no domingo, o retiro iniciará com a Santa Missa da Ressurreição do Senhor, às 08h. Serviço – Retiro de Semana Santa 17 a 20 de abril Inscrição pelo link https://dancadigital.com/retiross2025/ 

Animais resgatados buscam um novo lar em evento de adoção na Galeria Carrefour Natal

Com o objetivo de encontrar novos lares para animais resgatados, a Galeria Carrefour Natal realiza, no dia 26, mais um evento de adoção de pets. Ação conjunta entre Carrefour Property, braço imobiliário do Grupo Carrefour Brasil, e a área de Causa Animal traz cães e gatos, adultos e filhotes, resgatados pela Associação de Proteção aos Animais (Aspan). O evento acontece no dia 26 das 13h às 19h, no estacionamento do hipermercado. A iniciativa promove a adoção responsável de animais que já estão vacinados e vermifugados. Para adotar um novo melhor amigo de quatro patas é necessário ter mais de 21 anos, apresentar os documentos originais de RG e CPF, além do comprovante de endereço. Os interessados passam por uma entrevista prévia e, sendo aprovados, assinam um contrato de adoção, levando o novo companheiro para o lar no mesmo dia. “Essa ação reforça nosso compromisso com iniciativas que geram impacto social positivo. Ao lado de parceiros como a Ampara, Pata Amada e Aspan, conseguimos criar oportunidades reais para transformar a vida de muitos animais e de quem os adota”, comenta Roger Teixeira, gerente de marketing do Carrefour Property. A Associação de Proteção aos Animais, (Aspan), atua desde 1998 no resgate, acolhimento e proteção de animais em situação de vulnerabilidade, combatendo o abandono e os maus-tratos de cães e gatos. A iniciativa acontece também em parceria com o Instituto Ampara Animal, ONG mãe responsável pelos eventos de adoção do Grupo Carrefour Brasil, que há 15 anos atua de forma preventiva na proteção de cães e gatos em situação de vulnerabilidade, com foco na conscientização, castração e adoção. Defendendo o respeito e a dignidade dos animais, já facilitou a adoção de mais de 14 mil pets, distribuiu 1,8 milhão de quilos de ração e vacinou 175 mil cães e gatos. Seu trabalho busca transformar a realidade dos mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil. Para tornar a experiência ainda mais completa, os visitantes podem explorar a Galeria do Carrefour Natal. O espaço reúne opções de alimentação, como Tempero da Therra, Casa do Pão de Queijo e Sabor Carioca, além de O Boticário e Natura no segmento de cuidados pessoais. Também há opções de serviços essenciais, como banco 24h, farmácia, ótica, e assistência técnica para celulares. O empreendimento conta ainda com a academia Smart Fit. Seja para uma refeição, compras do dia a dia ou cuidados pessoais, o espaço oferece conveniência e praticidade em um só lugar

Derradeiro de Maio abre o São João no Nordeste com ingressos esgotados

Faltando menos de dois meses, o Derradeiro de Maio já é um sucesso absoluto com ingressos completamente esgotados há 10 dias e pronto para ser a abertura oficial do São João no Nordeste. Em sua terceira edição, que acontece dia 31 de maio na Fazenda Tome Xote, em Olho D’Água do Borges, o evento promete uma noite inesquecível com um line-up de peso: o poeta Dorgival Dantas, Waldonys, Flávio José e Eliane, considerados verdadeiros ícones da música nordestina. E o sucesso pode ser medido além dos ingressos esgotados. Grupos de pessoas do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Mato Grosso e de todos os estados do Nordeste, além de de todo o RN estão se organizando para o show mostrando o alcance nacional do Derradeiro. A Fazenda Tome Xote, reconhecida como patrimônio material cultural do Rio Grande do Norte, representa um espaço que celebra e preserva a essência do forró e as tradições culturais do interior potiguar. Para mais informações sobre este grande evento, siga o perfil oficial @fazendatomexote no Instagram.

11ª edição da Femptur será realizada em Natal nos dias 25 e 26 de abril

Na última quinta-feira (10), a 11ª edição da Femptur – Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN foi oficialmente lançada durante um café da manhã no Salão Bossa Nova do Serhs Natal Grand Hotel & Resort. O encontro reuniu autoridades, imprensa, patrocinadores e expositores para apresentar os detalhes da edição 2025, que será realizada nos dias 25 e 26 de abril, das 14h às 22h, no Centro de Convenções de Natal, com entrada e estacionamento gratuitos. Organizada pela Argus Eventos, dos empresários Antônio Roberto Rocha e Gustavo Porpino, a Femptur será realizada nos dias 25 e 26 de abril , das 14h às 22h, no Centro de Convenções de Natal. A expectativa para esta edição é de crescimento: se em 2024 o evento atraiu 11.500 visitantes, neste ano espera-se um público de aproximadamente 14 mil pessoas , representando um incremento de 25%. Uma das grandes novidades da edição 2025 é a campanha “Priorize o RN”, uma iniciativa que pretende mobilizar toda a população em torno da valorização dos produtos e destinos locais. A proposta envolve quatro eixos fundamentais: artesanato, cultura, agricultura familiar e viagens. “Queremos estimular o potiguar o olhar para dentro do seu próprio estado e consumir o que é nosso”, explica Antônio Roberto Rocha. Com mais de 80 estandes já confirmados, a Femptur reunirá uma ampla diversidade de segmentos ligados ao turismo potiguar: desde experiências, passeios, gastronomia e fotografia até artesanato, cultura, negócios e produtos da agricultura familiar. Tudo isso apresentado em um espaço amplo e acessível, com entrada e estacionamento gratuitos, consolidando o evento como um espaço de divulgação, networking e geração de oportunidades. “A Femptur é muito mais do que uma feira. É uma plataforma de conexão, promoção e valorização do nosso estado. Um evento que mostra o que o Rio Grande do Norte tem de melhor para oferecer ao turismo e aos visitantes”, destaca Gustavo Porpino. O evento tem apoio do Emprotur, Banco do Nordeste, Prefeitura do Natal, Sebrae, Sistema Fecomércio-RN, Governo do Estado do RN e Serhs Natal Grand Hotel & Resort. Entre os presentes no lançamento estavam a Secretária Estadual de Turismo, Marina Marinho, a vice-prefeita de Natal, Joanna Guerra, o Superintendente do Banco do Nordeste, Jeová Lins, o Diretor de Educação Profissional da Fecomércio/Senac RN, Leandro Trigueiro, e o Diretor Técnico do Sebrae/RN, João Hélio Cavalcante. Também participaram representantes de entidades do comércio turístico e de diversos municípios do estado, como Lagoa Nova, Timbaúba dos Batistas, Lajes Pintadas, São Gonçalo do Amarante, São Miguel do Gostoso, entre outros.

Pódicrê: Com personalidade potiguar, Natal ganha novo point gastrônomico na zona Sul

A aposta de dois casais de amigos, Kaline e Artur e Redjane e Leandro, que saiu do papel com o objetivo de proporcionar novas experiências de sabores e identidade com o povo potiguar ganha agora um novo capítulo. O Pódicrê Hamburgueria é Pastelaria inaugurou uma nova unidade, desta vez, em Neópolis, localizada na Rua Murici, 53, zona Sul de Natal. O espaço busca remeter o ambiente nordestino e traz no cardápio a proximidade com os clientes através dos nomes escolhidos para os produtos. Alguns foram intitulados com expressões rotineiras como: ‘Oxente’, ‘Marminino’ e ‘Apôis’, buscando leveza e descontração, características do povo potiguar. Agora uma rede, o Pódicrê abriu as portas em 2017, no bairro de Cidade da Esperança, na zona Oeste da capital, onde mantém a primeira unidade Especialista em hambúrgueres artesanais, os sócios apostam em ingredientes locais para diferenciais os sabores dos sanduíches e pastéis. No cardápio, combinações com queijo de manteiga empanado e pastel com recheio de cuscuz são destaques entre os pedidos. “Pensamos em um ambiente que todo mundo pudesse vir, experimentar sabores marcantes e compartilhar momentos com a família, amigos. Nesses anos, conseguimos construir um legado e aproveitamos para expandir agora e poder atender ainda mais nossos clientes”, afirmou Artur Miguel, sócio-fundador.

Setor de Serviços lidera recuperação econômica e registra aumento de 7,1% em fevereiro

Em fevereiro, a receita do setor de serviços potiguar cresceu 7,1%, em termos reais, ou seja, já descontada a inflação, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Foi o 11º mês consecutivo de alta, nessa comparação, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje pelo IBGE. Os dados analisados pela equipe técnica do Instituto Fecomércio RN mostram que o desempenho do setor de serviços no RN foi superior à média nacional (+4,2%) e o oitavo maior entre os estados brasileiros. No Nordeste, o RN apresentou o quarto maior crescimento, superior aos estados de Alagoas (+6,3%), Maranhão (+6,0%), Pernambuco (+3,4%), Piauí (+2,7%) e Bahia (+2,1%). Os números nacionais mostram que 13 dos 19 segmentos de serviços analisados pela PMS apresentaram desempenho positivo em fevereiro, a se destacar: » Transporte aéreo: +29%; » Tecnologia da Informação: +18%; » Apoio a entidades empresariais: +5,3%; » Saneamento: +4,8%; No acumulado do primeiro bimestre de 2025, o crescimento das vendas de serviços no RN foi de +6,3%, mais que o dobro da média brasileira (+2,6%). Entre os estados brasileiros, apresentou o terceiro melhor desempenho e, regionalmente, o segundo melhor do Nordeste, à frente de Ceará (+4,9%), Paraíba (+4,6%), Alagoas (+2,3%), Maranhão (+2,2%), Pernambuco (+1,8%), Bahia (+1,5%) e Piauí (+0,8%). Apesar dos bons números, é importante notar que a recuperação de serviços prestados às famílias ainda é lenta, o que reflete impactos de fatores como inflação persistente e endividamento das famílias, que afetam o consumo de serviços presenciais e discricionários. O turismo, por exemplo, apresentou crescimento mais modesto no RN nesse início de ano, tanto em fevereiro (+0,8%) como no acumulado do 1º bimestre (+2,4%).

Murilo Couto apresenta novo show no Teatro Riachuelo

Conhecido por seu humor irreverente e espontâneo, Murilo Couto volta aos palcos com um novo espetáculo de Stand Up que mergulha de cabeça em sua recém-descoberta vida de casado. O show traz uma visão divertida e única sobre as transformações que acompanham essa nova fase, repleta de desafios e momentos cômicos que todo mundo pode reconhecer. Em Natal, a apresentação será no dia 26 de abril, no Teatro Riachuelo. Entre as histórias, Murilo aborda as mudanças inesperadas na rotina diária, o choque entre personalidades dentro do relacionamento, e as pequenas (ou gigantescas) brigas que surgem ao tentar finalizar uma reforma. De forma leve e descontraída, ele explora o lado tragicômico das tentativas frustradas de se tornar um “adulto de verdade”, algo que para ele parece ser uma missão impossível. Com sua habilidade inigualável de transformar situações comuns em piadas memoráveis, Murilo promete um show repleto de risadas, reflexões e aquela identificação imediata com o público. Se você já brigou por causa da cor da parede, discutiu sobre quem vai lavar a louça, ou tentou se convencer de que finalmente está levando a vida a sério, esse show é para você. Venha conferir de perto como Murilo Couto transforma as dificuldades cotidianas da vida a dois em uma experiência hilária e inesquecível! BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS  Através do Clube Opus, um clube de vantagens exclusivas válido para eventos produzidos pela Opus Entretenimento em diferentes estados do Brasil, você obtém benefícios que irão expandir sua experiência. Recheado de vantagens, o sócio pode obter desconto em ingressos, entrada preferencial, ações promocionais e muito mais! Seja um sócio e aproveite os benefícios para o show de Murilo Couto.

Mais de 4,7 mil famílias do RN ainda podem solicitar a nova parabólica digital gratuita até 30 de junho

O prazo está acabando! Famílias de todo Rio Grande do Norte têm até o dia 30 de junho para solicitar gratuitamente a substituição da parabólica tradicional pela nova parabólica digital. O serviço é realizado pela Siga Antenado, entidade criada por determinação da Anatel para apoiar a população na migração da tecnologia. Mais de 4,9 milhões de kits gratuitos com a nova parabólica digital já foram instalados no país. No Rio Grande do Norte, mais de 179 mil kits já foram instalados, substituindo as antigas antenas parabólicas pela nova parabólica digital, com mais de 140 canais em alta qualidade de som e imagem, sem interferências. No entanto, em 10 municípios (Natal, Augusto Severo, Extremoz, Ielmo Marinho, Lajes, Macaíba, Nísia Floresta, São Gonçalo do Amarante, São Tomé e Vera Cruz), mais de 4,7 mil famílias ainda têm direito ao benefício. Quem pode receber o kit gratuito? Famílias que estão inscritas em programas sociais do Governo Federal e que possuem uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento. Como agendar a instalação O agendamento pode ser feito pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br  É necessário ter em mãos o CPF ou o Número de Identificação Social (NIS) no momento do agendamento. Por que fazer a troca? A substituição é necessária porque diversas emissoras de TV já deixaram (ou deixarão em breve) de transmitir seus sinais pelas parabólicas tradicionais. O novo equipamento garante continuidade no acesso à TV aberta, com mais qualidade e sem custo para a população de baixa renda. Sobre a Siga Antenado Siga Antenado é uma instituição não-governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel para apoiar a população de menor renda durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais para o sinal das parabólicas digitais. A mudança acontece porque a faixa de frequência usada pelas parabólicas convencionais está sendo liberada para a tecnologia 5G.

Vendas do comércio do RN cresceram 2,6% em fevereiro

Em fevereiro, a receita do setor de comércio potiguar cresceu 2,6%, em termos reais, ou seja, já descontada a inflação, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Análise da Fecomércio RN destaca que foi o 14º mês consecutivo de alta, nessa comparação, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (9) pelo IBGE. O crescimento do setor de comércio do Rio Grande do Norte em fevereiro foi bastante significativo, pois ocorreu sobre uma base elevada de comparação, quando observado o desempenho do mesmo mês do ano passado (+6,6%), ainda que com um ritmo inferior ao de 2024. Os números positivos refletem um início de ano bastante promissor, ainda na esteira de 2024 onde a economia potiguar cresceu mais de 6,0%. No Nordeste, o desempenho das vendas no RN apresentou o sexto melhor desempenho, superior aos estados do Maranhão (0,0%), Bahia (+0,5%) e Sergipe (+0,7%). Os números nacionais mostram que sete dos 11 segmentos analisados pela PMC apresentaram desempenho positivo em fevereiro: » Veículos, motos, partes e peças: +10%; » Material de construção: +9,7%; » Móveis e eletrodomésticos: +9,3%; » Tecidos, vestuário e calçados: +8,6%; » Artigos farmacêuticos e de perfumaria: +3,2%; » Outros artigos de uso pessoal e doméstico: +2,6%; » Combustíveis e lubrificantes: +1,5% No acumulado do primeiro bimestre de 2025, o crescimento das vendas no RN foi de +3,3%, superior à média brasileira (+2,3%). Regionalmente, apresentou o quinto melhor desempenho do Nordeste, à frente de Maranhão (-3,5%), Sergipe (-0,8%), Bahia (+0,0%) e Alagoas (+1,8%). Para os próximos meses, o cenário econômico traz alguns desafios, como a permanência de juros elevados e o aumento da carga tributária estadual a partir de março. Esses fatores podem impactar o ritmo de crescimento das vendas no comércio. Do lado do consumidor, o aumento da inflação e o nível de endividamento — que em Natal supera a média nacional (84,9% contra 76,4% em fevereiro, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio, CNC) — também exigem atenção. Ainda assim, o setor segue atento às oportunidades e estratégias para manter a atividade econômica aquecida.

Final do Concurso de Música será nesta terça com entrada gratuita mediante doação de alimentos

A música potiguar vai ganhar o centro dos holofotes nesta terça-feira, 15 de abril, com a grande final do 6º Concurso de Música de Natal. O evento será realizado a partir das 19h, no palco do Teatro Alberto Maranhão, celebrando a força da produção autoral local e revelando novos talentos em uma noite marcada por emoção, diversidade e arte. A entrada será gratuita, mediante doação de 2kg de alimentos não perecíveis, com retirada dos ingressos a partir das 17h, no próprio teatro. Antes da final, também na terça-feira, às 17h, o Teatro Alberto Maranhão será palco da cerimônia de premiação do Concurso de Fotografia, iniciativa que integra a programação do Festival Histórico do Natal e homenageia olhares sensíveis sobre a cidade. Os vencedores serão anunciados e premiados em solenidade aberta ao público. A programação da noite contará ainda com apresentações especiais. A abertura da final terá a participação da cantora Tanda Macedo, que interpretará as músicas Linda Baby$, de Pedro Mendes, e Forró da Coreia, de Elino Julião. Em seguida, os irmãos cantores e compositores Babal e Galvão Filho sobem ao palco com Dia Negro e Avenida 10 — esta última considerada Patrimônio Imaterial e Cultural da Cidade do Natal por sua forte ligação com o bairro do Alecrim. O mestre de cerimônias da noite será o cantor Mateus Magalhães, que também fará uma apresentação interpretando Debinha (O Samba das Rocas Vem do Mar) e Zona Norte, Zona Sul, de Khrystal. Já o encerramento da noite ficará por conta do cantor Carlos Alexandre Júnior. Nesta edição, o concurso presta homenagem ao seu pai, o cantor potiguar Carlos Alexandre, nascido no bairro da Cidade da Esperança e reconhecido nacionalmente por sucessos como Feiticeira, A Ciganinha e Noiva do Sol, considerada um verdadeiro hino de amor a Natal. Os 12 finalistas do Concurso apresentarão suas composições ao vivo, acompanhados pela banda base comandada pelos irmãos Jubileu Filho e Chico Bethowen. A direção artística e curadoria do concurso está a cargo do produtor cultural Marcelo Veni. As músicas finalistas também estarão disponíveis nas principais plataformas digitais. Disputam os prêmios as músicas: A Cidade Sou Eu, de Geraldo Carvalho e Roberto Homem; De lá rica, mangueando…, de maGodaSilva; Esquina do Paraíso, de Leandro da Silva Vale (LEOZINHO DO B.A); Ladeira da Marpas, de Paulo Henrique, Isabela Santos e Felipe Tavares; Na Sombra do Cajueiro, de Jajá do Forró e Lipe Guedes; O Beco e a Arte Grafite da Alma, de Ivando Monte, Rick Ricardo e Maurício Souto; O Canto do Colonizado Contra o Entregador, de Antonio Ronaldo e João Batista de Morais Neto; Que Pôr do Sol é Esse?, de Sandoca Villaverde; Terra Banhada de Mar e de Sol, de Ivando Monte; Terra Ribeira, de Samir Almeida; Verão em Natal, de Ronkalt; e Vira Mundo (Contemplação do Passo da Pátria), de Rousi Flor de Caeté. As composições concorrem ao 1º, 2º e 3º lugar, com prêmios de R$ 4 mil, R$ 2 mil e R$ 1 mil, respectivamente. Além disso, será entregue o troféu Cantando a História e um prêmio especial de R$ 3 mil ao melhor intérprete da noite. O Concurso de Música de Natal integra a programação do Festival Histórico do Natal e juntamento com o Concurso de Fotografia e seus outros concursos culturais têm a realização da Viva Entretenimento, com patrocínio da Prefeitura do Natal, via Lei Djalma Maranhão, incentivado por Unimed Natal, Holiday Natal, Colégio Cei e Plano Urbanismo, e do Governo do Estado do RN, através da Lei Câmara Cascudo e da Fundação José Augusto, com incentivo de Nordestão, Sadio Alimentos e Riograndense Distribuidora. O projeto conta com apoio do IHGRN, Tribuna do Norte e Jovem Pan News Natal. Mais informações estão disponíveis no Instagram @concursomusicadenatal e @festivalhistorico.