A artista visual Sayonara Pinheiro apresenta, de 13 a 17 de outubro, na Casa de Cultura de Caicó, a instalação sonora “Caatinga”, um projeto que convida o público a ouvir as vibrações da natureza através de uma escuta tecnológica e poética do bioma nordestino.
A obra utiliza uma tecnologia chinesa inovadora capaz de captar e traduzir em som as vibrações dos cactos, sem tocá-los. O resultado é uma imersão sonora que revela a pulsação viva e silenciosa da Caatinga — um ambiente que simboliza a força e a resistência do povo nordestino.
“É uma escuta das vibrações dos cactos, uma tradução sensível da vida que pulsa nesse bioma tão importante e, ao mesmo tempo, tão ameaçado pela desertificação e pelos impactos de novas formas de ocupação e exploração”, explica Sayonara.
A sonorização da instalação foi criada em parceria com Bex — produtora cultural, musicista e artista sonora reconhecida internacionalmente —, que construiu uma paisagem musical a partir das frequências captadas nas plantas. O registro audiovisual do processo é assinado pelo videomaker Natan.
Poucos artistas no Brasil trabalham com a escuta da natureza, e Sayonara Pinheiro descobriu esse caminho durante uma residência artística em 2023, na Casa Vermelha, quando teve contato com a tecnologia que hoje integra a instalação.
O trabalho, que já foi apresentado em instituições como a UNESCO, durante a Nuit Blanche e a Fête de la Musique, em Paris, chega agora ao sertão potiguar para proporcionar ao público uma experiência única de arte generativa e interativa, na fronteira entre o orgânico e o digital.
Após a temporada em Caicó, a instalação “Caatinga” segue para Currais Novos, onde poderá ser visitada na Casa de Cultura, de 20 a 24 de outubro.
“A Caatinga é símbolo da nossa identidade e resistência. Essa instalação é uma escuta atenta do seu silêncio — e uma celebração da vida que resiste em meio à aridez”, afirma a artista.
Serviço
Instalação sonora “Caatinga” – Sayonara Pinheiro 13 a 17 de outubro de 2025 – Casa de Cultura de Caicó (RN)
20 a 24 de outubro de 2025 – Casa de Cultura de Currais Novos (RN)