Campanha “Setembro Verde” será lançada na segunda e terá ações o mês inteiro

Com o tema “Pessoa com Deficiência é pessoa – Abrace a Inclusão”, a campanha Setembro Verde será lançada em Natal na próxima segunda, dia primeiro. “Nosso slogan quer mostrar à sociedade que uma pessoa com deficiência está acima da própria deficiência. Quem nunca chamou uma PCD por ‘ceguinho, cadeirante, autista’, como se elas não tivessem nome e a deficiência fosse mais importante que elas? O primeiro passo da campanha é fazer com que as pessoas nos tratem com o respeito que merecemos e se engajem na luta por uma cidade mais acessível”, diz o vereador Tércio Tinoco, organizador das ações do Setembro Verde em Natal.

A abertura da campanha vai contar com a presença de famílias atípicas, representantes do terceiro setor e da prefeitura e secretarias municipais. E terá um momento importante, que representa uma grande conquista para as PCDs da capital: a entrega do equipamento para emissão da carteira CIPTEA. A Carteira de Identificação da Pessoa Autista é um documento oficial que permite a identificação de pessoas com TEA e facilita o acesso a serviços públicos e privados. E é lei na capital potiguar desde abril, quando o projeto apresentado por Tércio Tinoco foi aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito Paulinho Freire.

O lançamento vai acontecer no auditório da Fiern, e vai contar com a apresentação do Trio IERC, grupo musical do Instituto dos Cegos do RN. Também será apresentada a programação do Setembro Verde, com ações praticamente em todos os dias do mês.

Setembro Verde

A campanha busca combater o preconceito e promover a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O ponto alto é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.