Caravana Cultura chega a Mossoró com formação gratuita sobre gestão e acessibilidade

Caravana Energia da Cultura, um projeto que oferece formações gratuitas para agentes e gestores culturais, inicia sua programação de 2025 com uma Aula Aberta, virtual e gratuita, no dia 3 de abril. 

A formação trará um panorama sobre financiamento à cultura, elaboração de projetos, captação, gestão, acessibilidade, prestação de contas, entre outros temas focados em gestão cultural. O encontro acontecerá no dia 3 de abril, das 18h às 21h, ao vivo pelo canal do YouTube do Cultura e Mercado.

O projeto Caravana Energia da Cultura é uma parceria entre Cultura e Mercado e Instituto Neoenergia, com patrocínio da Neoenergia por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet. A aula aberta é parte das ações formativas da Caravana Energia da Cultura, e tem o intuito de difundir nacionalmente informações qualificadas sobre os principais processos da gestão cultural, iniciando a etapa 2025 do projeto, que percorrerá diversas regiões do Brasil, com formações e atividades culturais gratuitas e presenciais em Mossoró (RN), Feira de Santana (BA), Distrito Federal e Araras (SP).

Um conteúdo essencial para quem trabalha com cultura no Brasil

A aula será conduzida por especialistas da área e abordará desde a elaboração de projetos culturais até ferramentas de captação de recursos via Lei Rouanet e financiamento privado, incluindo as novas diretrizes da Instrução Normativa de 2025. Além disso, trará dicas sobre gestão cultural, prestação de contas e a importância da comunicação de resultados.

Participantes confirmadas

Carolina Zanoti trará um olhar estratégico sobre a Inteligência Avaliativa do Projeto Caravana diante dos setores da sociedade e condutas globais, tais como ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – e Pacto Global.

Carolina é formada em Teologia e Filosofia (UNIFAI/SP), estuda Gestão Pública na FMU/SP e Mathematica/Probabilities na Harvard Extension School (Cambridge, Massachusetts/EUA). Há mais de 38 anos atua com formações, assessorias, pareceres e mentorias nas áreas de desenvolvimento, gestão e avaliação de políticas públicas, investimentos, projetos e tecnologias socioambientais. Diretora da Carol Zanoti – Estratégias de Impacto e associada à Rede Filantropia e à Fábrica dos Sonhos.Daniele Torres trará sua expertise para falar sobre captação de recursos, acessibilidade e novas diretrizes da Instrução Normativa de 2025.

Daniele é museóloga, com pós-graduações em História da Arte, Gestão da Cultura e Comunicação Empresarial. Atuou em diferentes empresas como produtora e gestora de espaços culturais, bem como em organizações sociais. Foi coordenadora de projetos culturais da Fundação CSN e gestora de patrocínios da VALE. Integrou o Conselho Municipal de Cultura em Volta Redonda. Prestou serviços para Prefeituras como as de Búzios e Volta Redonda. Foi consultora das ONGs Instituto Rio (RJ) e RENCTAS (DF). De 2012 a 2015 foi gestora responsável pela captação de recursos do Instituto Brasileiro de Gestão Cultural e do Instituto Brasil Leitor, tendo atuado na captação de recursos do Theatro Municipal de São Paulo. É sócia da Companhia da Cultura desde 2004 e do Cultura e Mercado desde 2016. Foi diretora estatutária do Instituto AES no biênio 2016-2018. Membro do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais e da Associação Brasileira de Captação de Recursos. Foi Conselheira Consultiva da Comissão de Direito das Artes da OAB-SP (2019 a 2021). Escreveu um Manual de Captação de Recursos para Museus para o IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. Dá aulas e palestras por todo o Brasil, por diversas instituições como UEA – Universidade do Estado do Amazonas, FDR – Fundação Demócrito Rocha, SEBRAE-SP, FUNARTE, UFRJ, Poiesis, ABGC, entre outras.

Flávia Rocha abordará o Projeto Caravana Energia da Cultura e ações sociais do Instituto Neoenergia.

Flávia é especialista de Projetos Sociais do Instituto Neoenergia, profissional sênior com mais de 20 anos de atuação como executiva de grandes empresas e terceiro setor. Graduada em Comunicação Social, Relações Públicas com experiência consolidada em responsabilidade social, comunicação integrada e relacionamento com comunidades/Institucional. Possui expertise em investimento social, projetos culturais e sociais, planejamento, desenvolvimento de estratégias, diagnósticos, leis de incentivo, patrocínios e ODS. Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, pela UFRJ.Larissa Biasoli vai trocar conhecimentos sobre elaboração de projetos culturais, pesquisa nos territórios e a importância da formalização para proponentes de projetos.

Larissa é bacharel em Artes Cênicas (Unicamp) e pós-graduada em Administração de Artes e Diplomacia Cultural (Goldsmiths University of London). Em 2013 funda a Sorella Produções Artísticas, empresa que atua em diferentes frentes com supervisão de relações corporativas, produção executiva, elaboração e gestão de projetos, e captação de recursos nas 3 esferas (municipal, estadual e federal) para projetos e instituições culturais e educacionais. É especialista em PROMAC (lei de incentivo à cultura da cidade de São Paulo). Foi captadora de recursos para o Centro Cultural Aliança Francesa de São Paulo de 2018 a 2021, ministra palestras e aulas na área da cultura e leis de incentivo há mais de 10 anos e é sócia do Cultura e Mercado desde janeiro de 2021. Em 2023, ao lado de Daniele Torres, criou uma solução de gestão cultural para o departamento de Inovação do SEBRAE SP, ministrou aulas presenciais para a Escola do Legislativo de Campinas (ELECAMP), e atuou como professora e mentora para projeto “Lei Federal de Incentivo à Cultura – dominando a Lei Rouanet” que foi realizado de forma on-line para 8 estados brasileiros e financiado pelo Grupo ENERGISA. Atualmente é coordenadora geral e de produção do projeto Caravana Energia da Cultura financiado por meio da Lei Rouanet e com patrocínio da Neoenergia.

O evento terá intérpretes de Libras durante toda a transmissão, além de um canal via WhatsApp para envio de perguntas em áudio, garantindo acessibilidade a pessoas com deficiência visual.

Como participar

Aula Aberta Inaugural é voltada para artistas, produtores culturais, gestores e demais pessoas interessadas na área. O evento é gratuito, contará com interpretação em libras, e não requer inscrição prévia, basta acessar o canal do Cultura e Mercado no YouTube  no dia 3 de abril às 18h. 

Para mais informações,  acompanhe o Instagram @caravana_energiadacultura ou acesse o site oficial da iniciativa: caravana.culturaemercado.com.br/aula-aberta/ 

Sobre o Instituto Neoenergia: Integra o investimento social privado da Neoenergia, com o propósito de fomentar iniciativas que estimulem a transformação das pessoas e do planeta, nas regiões onde a empresa opera seus negócios. O Instituto desenvolve e apoia programas e projetos que colaboram com a redução das desigualdades sociais e a luta contra as mudanças climáticas. Por meio de cinco pilares de atuação – Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional – contribui diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e atua em consonância com as melhores práticas ESG. O Instituto Neoenergia apoia a Década da Ação e mobiliza esforços em prol da aceleração do cumprimento das metas da Agenda 2030. Em 2024, beneficiou diretamente mais de 650 mil pessoas. Saiba mais: https://www.neoenergia.com/instituto-neoenergia

Sobre a Neoenergia: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a cerca de 16,5 milhões de clientes, o equivalente a cerca de 40 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 3,9 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável. Em transmissão, são 3,3 mil km de linhas em operação em lotes 100% entregues, e 5,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta ações socioambientais que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a Neoenergia patrocina o Comitê Olímpico do Brasil (COB), beneficiando principalmente aquelas que representam o Time Brasil. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa. 

Últimas postagens