Hacklab Volante segue em Natal com programação gratuita até 28 de agosto

O projeto nacional Hacklab Volante, que transforma um micro-ônibus adaptado em ateliê, galeria de arte e oficina itinerante, segue em Natal até o dia 28 de agosto com uma programação gratuita que une arte, ciência e tecnologia.

Depois de passar pela Pinacoteca Potiguar e pelo Departamento de Artes da UFRN, o “busão” de arte eletrônica chega a novos pontos da cidade com oficinas educativas e visitação aberta ao público. A proposta é oferecer experiências interativas, com quase 20 obras de artistas brasileiros e internacionais, além de engenhocas, esculturas mecânicas, jogos eletrônicos, sintetizadores e até “o menor cinema do mundo”, uma cabine de exibição para duas pessoas.

Programação em Natal

  • 20/08 – Escola Estadual Djalma Aranha Marinho (Pitimbu)
  • 22/08 – Centro Social Pe. João Perestrello (Mãe Luiza), das 15h às 21h
  • 24/08 – Complexo Cultural Rampa (Santos Reis), das 13h às 19h
  • 27/08 – Escola Professor Antônio Pinto de Medeiros (Pitimbu)
  • 28/08 – UERN (Potengi), das 9h às 12h e das 14h às 17h

As visitas ao ônibus têm duração média de 10 minutos, com mediação de monitores que explicam os conceitos artísticos e científicos das obras. Além da exposição, os estudantes de escolas públicas participam dos “Businhos” — oficinas de iniciação à eletrônica que estimulam a criatividade e o espírito inventivo.

O projeto, idealizado por Fred Paulino e realizado pelo coletivo Gambiologia, já percorreu quase 30 cidades brasileiras e faz em 2025 sua primeira turnê no Nordeste. Em Natal, conta com acessibilidade (rampa para cadeirantes e audioguia) e busca aproximar diferentes públicos da arte tecnológica de forma democrática e inclusiva.

Depois da capital potiguar, o Hacklab Volante segue viagem para João Pessoa (PB) e Recife (PE).