Mais de 20 mil pessoas já visitaram o “Mundo Zira”, no Museu da Rampa

A mostra interativa “Mundo Zira”, que alcançou, neste início de ano, a marca de 20 mil visitantes, anuncia novo horário de funcionamento para a temporada de férias e verão. A partir do próximo dia 15 de janeiro, a exposição passa a funcionar das 9h às 17h, de terça a domingo, com última retirada de ingressos às 16h, visando oferecer uma experiência mais confortável ao público.

Em cartaz no Museu da Rampa desde o dia 6 de novembro, “Mundo Zira” une arte, literatura e tecnologia para celebrar a vida e a obra de Ziraldo em uma vivência sensorial imersiva que atrai visitantes de todas as idades, entre potiguares e turistas. Natal é a primeira cidade do Nordeste a receber a mostra, que conta com patrocínio do Banco do Brasil e da BB Asset, e curadoria de Adriana Lins e Daniela Thomas, sobrinha e filha do artista, respectivamente.

“Quando pensamos em Ziraldo, pensamos neste olhar para a arte essencialmente democrático e plural. A obra dele, em sua essência, já sugere um compartilhamento com o mundo. Ele sempre tinha algo mais a falar depois que as histórias terminavam, ousando, provocando e fazendo com que as pessoas pensassem”, analisa Adriana Lins, diretora do Instituto Ziraldo e curadora artística do projeto. 

De acordo com a secretária de Estado da Cultura do Rio Grande do Norte, Mary Land Brito, o caráter interativo e gratuito da exposição tem ampliado o acesso à obra de Ziraldo e contribuído para a consolidação da Rampa como um importante polo cultural e turístico do estado. “É uma oportunidade única para se conhecer a magnitude desse multiartista, cujo legado traz a essência do nosso país com tanto talento e criatividade”, destaca.

“Mundo Zira” transforma a obra de Ziraldo em ambientes lúdicos e participativos, com projeções, painéis interativos e recursos digitais. Entre os destaques está a estação inspirada em “Flicts” (1969), em que o visitante “rege” as cores ao som da trilha de Sérgio Ricardo, e as telas sensíveis ao toque de “O Menino Maluquinho” (1980), que permitem criar novas combinações entre personagens.

A mostra inclui ainda o núcleo de “O Menino Quadradinho” (1989), no qual é possível reposicionar balões de fala para recontar a história, interações sonoras com as onomatopeias características dos livros de Ziraldo, pintura virtual e uma brincadeira de pique-esconde com “A Turma do Pererê”, na Mata do Fundão. Esta é considerada a primeira história em quadrinhos genuinamente brasileira.

Idealizada e produzida pela Lumen Produções, a exposição “Mundo Zira” conta com patrocínio oficial do Banco do Brasil e da BB Asset, realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet, apoio do Instituto Ziraldo e parcerias locais do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação José Augusto (FJA).

ServiçoExposição “Mundo Zira” – Ziraldo Interativo
Quando: de 6 de novembro de 2025 a 26 de abril de 2026
Local: Museu do Complexo Cultural Rampa (R. Cel. Flamínio, 1 – Santos Reis, Natal/RN)
Novo horário (a partir de 15 de janeiro): terça a domingo, das 9h às 17h
Última retirada de ingressos: 16h
Entrada gratuita
Ingressos pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/exposicao-mundo-zira/3169427
Também é possível retirar ingressos diretamente na bilheteria da Rampa, conforme lotação da sala.