A Torre que abriga o Memorial de Natal, localizada no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, voltou a receber visitantes desde o último sábado (08). O espaço está aberto de quarta-feira a domingo, das 13h às 17h, permitindo que o público tenha acesso à rica história da capital potiguar.
A visitação é aberta ao público sem necessidade de agendamento prévio, exceto para grupos que desejarem visitas guiadas. Essas devem ser previamente agendadas pelo e-mail memorialnatal4@gmail.com.
No local, os visitantes podem explorar painéis expográficos fixos que narram a trajetória da cidade desde a conquista portuguesa da capitania do Rio Grande, no século XVI, até os movimentos culturais atuais. O acervo do Memorial de Natal também está disponível, apresentando peças históricas como cachimbos coloniais e espadas do início da República.
A equipe responsável pelo funcionamento do Memorial é composta por historiadores, estagiários de história e profissionais da educação, que desempenham um papel fundamental na educação patrimonial da cidade. “Nosso trabalho é contar a história e cultura de Natal, proporcionando ao público uma experiência enriquecedora por meio de visitas e eventos”, destaca Adriana Nascimento, gerente do Memorial.
Atualmente administrado pela Fundação Capitania das Artes (Funcarte), o Memorial segue um Plano Museológico que visa resgatar, valorizar e reconhecer o patrimônio material e imaterial de Natal. Com essa reabertura, a cidade ganha mais um importante espaço de preservação e difusão de sua identidade histórica e cultural.