Com sete anos de existência, o Margem Hub se consolidou na cena cultural de Natal como um espaço de encontro de artistas de diferentes linguagens, em especial da fotografia e das artes visuais. Após reformas para garantia de acessibilidade e adequação para criação de uma sala de exibição pública, o centro cultural reabre suas portas com evento gratuito repleto de atividades nos dias 19, 20 e 21 de dezembro.
O centro cultural, localizado no número 59 da rua da Sheelita, no conjunto Potilândia, bairro de Lagoa Nova, será palco, neste fim de semana, de exposições, oficinas, apresentações musicais, sessões de cinema e de uma feira criativa com diversos expositores locais.
O momento é de celebrar a reformulação da sede, que, segundo o fotógrafo João Oliveira, um dos coordenadores do Margem Hub, expressa a insistência em permanecer e o compromisso com a cultura como prática contínua. Segundo ele, o espaço foi pensado para atender artistas de Natal, do Rio Grande do Norte, do Nordeste, do Brasil e do mundo, sem perder sua raiz local, seu caráter independente e sua abertura para processos, encontros e ações artísticas diversas.
“Ao longo de 2025, o Margem viveu um período intenso de obra, organização e reestruturação. Cada ajuste, cada melhoria e cada escolha teve como objetivo criar um espaço mais funcional, acessível e acolhedor para a cena artística”, afirma João.
O Margem Hub retoma suas atividades com uma nova sala multiúso dedicada a exibições audiovisuais, palestras e apresentações culturais. Paula Lima, produtora cultural e também coordenadora do local, conta outras melhorias feitas: “a galeria margem, nosso espaço expositivo, também reabrirá ampliado e com um novo sistema de iluminação”. Contudo, para ela a maior novidade é que a reforma foi pensada, principalmente, para garantir acessibilidade arquitetônica. “Queremos que o acesso à arte seja um direito de todas as pessoas”, declara.
As obras por que o espaço passou ao longo de 2025 foram possíveis com o apoio da Lei Paulo Gustavo no Rio Grande do Norte. O Margem Hub foi contemplado nos Editais de Seleção de Projetos de Audiovisual 01/2023 e de Seleção de Projetos Multiculturais 02/2023, nas categorias de Apoio aos espaços de exibição audiovisual e aos espaços culturais de Artes Visuais. São, portanto, uma realização do espaço com a Fundação José Augusto, Secretaria de Estado de Cultura do Rio Grande do Norte, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Em seus sete anos de trajetória, o Margem Hub já realizou mais de 30 exposições e já desenvolveu mais de 100 projetos e ações culturais. A sede conta ainda com espaço formativo, estúdio e áreas de convivência.
SERVIÇO:
Reabertura do Margem Hub e lançamento da sala pública de exibição
Quando? 19, 20 21 de dezembro
Onde? Rua da Sheelita, 59, conjunto Potilândia, bairro de Lagoa Nova.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
PROJETOS PRINCIPAIS
Exposição Vivências – Artista Mergulha e voa – Curadoria Mateus Sá
Viva Feira Criativa – Curadoria Amanda Fagundes / Não Faço Pano De Prato
Mostra Nordestes Infinitos – Cineclube Marginal – Curadoria João Oliveira
SEXTA 19/12
18h00 – abertura da exposição “Vivências”, da artista Mergulha e voa (PE), com curadoria de Mateus Sá (PE)
19h00 – DJ Dumaresq 18h30 às 20h30 – Mesa de abertura da exposição e do Margem Hub
SÁBADO 20/12
15h00 às 21h00 – Viva Feira Criativa
15h00 às 16h00 – Cineclube Sessão infantil:
Ciranda feiticeira, Direção de Tiago Delácio e Lula Gonzaga (PE)
Salu e o cavalo-marinho, Direção de Cecília da Fonte (PE)
Cineclube com exibição e debate dos curtas:
16h00 às 16h30 – Canto de Acauã, Direção de Jaya Pereira (RN)
16h30 às 18h00 – Pré-lançamento da Série Reconexão: Mestre Arapuá, Direção de Marcelo dos Santos e Mateus Sá (PE)
Série Reconexão: Terreiro mágico, Direção de Marcelo dos Santos e Mateus Sá (PE)
18h00 às 21h00 – Apresentação musical: Dj Marti
DOMINGO 21/12
15h00 às 20h00 – Feira Criativa
14h00 às 16h00 – Oficina de bordado em ponto cruz
15h00 às 17h00 – Cineclube Sessões Glauber Rocha – Cinemateca Brasileira, com exibição e debate do filme:
Barravento
16h00 às 18h00 – Apresentação Musical: Jennify C.
18h00 às 20h00 – Cineclube Sessões Glauber Rocha – Cinemateca Brasileira, com exibição e debate do filme:
O Dragão da Maldade contra o santo guerreiro
18h00 às 20h00 – Apresentação musical: DJ T-Light


