Semana dos Namorados deve impulsionar vendas no setor de alimentação fora do lar

Tradicionalmente, o Dia dos Namorados é uma das datas mais rentáveis para bares e restaurantes. O otimismo pode ser observado em um levantamento realizado pela Abrasel em 2024: na ocasião, mais de 70% dos empreendedores esperavam faturar mais em comparação ao mesmo período do ano passado. Junto ao Dia das Mães e o Dia dos Pais, o período se consolidou como uma ótima oportunidade de vendas para o setor. 

Com o objetivo de ampliar ainda mais esse potencial, a Abrasel lançou a campanha “Semana dos Namorados”, a ser realizada de 9 a 15 de junho. A iniciativa convida os empreendedores a estenderem suas ações promocionais e de marketing por vários dias, e não apenas no tradicional 12 de junho. Para apoiar essa movimentação, a entidade também disponibilizou uma cartilha gratuita com orientações práticas

A proposta é transformar a data em uma experiência mais ampla, capaz de gerar engajamento e fidelizar clientes. Segundo Daniel Borges, líder de Marketing da Abrasel, a estratégia vai além de atrair público em um único dia: trata-se de ampliar as oportunidades de negócio e destacar uma das datas mais relevantes para o setor. 

“As vantagens dessa iniciativa são muitas. O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para bares e restaurantes, porque dá visibilidade, valoriza o trabalho do empreendedor e tem alto potencial de faturamento. Ao estender as ações para além do dia 12, o empresário cria mais oportunidades para atrair clientes, aumenta a previsibilidade de receita e consegue aproveitar melhor o momento”, explica Daniel. 

Ele ressalta que o sucesso da campanha não depende apenas de uma ambientação especial, mas da soma de fatores que promovem uma experiência completa ao cliente. 

“Não pode se resumir só à decoração romântica ou à música ao vivo. É preciso criar uma jornada para o cliente: trabalhar com divulgação antecipada, preparar uma boa política de preços, desenvolver pacotes fechados, oferecer menus especiais — tudo isso ajuda a aumentar o tíquete médio e a trazer o cliente para mais de um dia da semana”, afirma. 

No Navegas Restaurante, localizado em Teresina (PI), a preparação para além do Dia dos Namorados já é prática comum, como conta a administradora Audrey Suelen. 

“Nós já temos uma cultura de estender a programação durante toda a semana. Para o Dia dos Namorados, nós damos a opção para as pessoas que não querem ir ao restaurante naquele dia, em que é mais lotado, tumultuado”, conta. 

Ela explica que neste ano, com a data caindo em uma quinta-feira, o restaurante programou uma série de ações distribuídas ao longo da semana. 

“Na terça, a gente tem aqui no restaurante o Festival de Câmera e Lagosta. Faremos uma ação promocional para esse festival, com um valor especial. Na quarta-feira, normalmente não temos apresentação de banda, mas estamos planejando uma pré-comemoração do Dia dos Namorados, com música ao vivo. Já no dia 12 de junho, a gente atende a mesa por reserva, com pratos especiais para comemorar. E na sexta-feira daremos continuidade com essa mesma programação de show especial e pratos voltados para casais”. 

A administradora conta que o planejamento tem dado retorno positivo, com reflexo direto no caixa. 

“Essas ações tendem a elevar ainda mais o faturamento. A ideia é justamente essa: fazer com que a semana seja melhor do que qualquer outra, pegando o gancho do Dia dos Namorados.” 

Sobre a cartilha 

Para orientar os empreendedores de bares e restaurantes a estenderem as comemorações do Dia dos Namorados e aumentarem ainda mais o faturamento, a Abrasel produziu uma cartilha gratuita com dicas práticas para implementar a ação. Divulgação, ambientação, possibilidades de pacotes promocionais e uso de ferramentas digitais são alguns dos tópicos abordados no material. 

A cartilha completa está disponível no link https://materiais.abrasel.com.br/cartilha-semana-dos-namorados. 

Últimas postagens