O projeto Sesc Mesa Brasil realizou, nesta terça-feira (21), a entrega simbólica de 17 toneladas e meia de alimentos no Sesc Cidade Alta, em Natal. As doações são resultado da arrecadação promovida durante os dois dias de shows do Festival MADA 2025 e na apresentação especial de 20 anos da dupla Jorge & Mateus, ambos realizados na Casa de Apostas Arena das Dunas.
Ao todo, 11 instituições sociais da Grande Natal foram beneficiadas, alcançando aproximadamente 3 mil famílias. Durante o evento, também foi assinando um convênio entre o Sesc RN e a Emater, voltado para o desenvolvimento da Horta Sesc Mesa Brasil nas cidades de Natal e Mossoró.
A solenidade contou com a presença de representantes das instituições beneficiadas, além das produtoras Clap Entretenimento e Pé de Música, responsáveis pelos eventos que destinaram parte da arrecadação ao projeto. Somente o show de Jorge & Mateus garantiu 9,6 toneladas de alimentos, enquanto o MADA contribuiu com quase 8 mil quilos.
Horta Sesc Mesa Brasil: sustentabilidade e protagonismo feminino
O convênio assinado com a Emater prevê a implantação de hortas comunitárias em instituições atendidas pelo programa, promovendo educação alimentar, segurança nutricional e sustentabilidade. A ação busca incentivar o protagonismo feminino e fortalecer comunidades por meio da produção de alimentos saudáveis e do combate à fome.
Em Natal, a instituição contemplada é a Onco e Vida, enquanto em Mossoró o projeto beneficiará, pela primeira vez, a Fundação Casa do Caminho. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2 e 5), que tratam de Fome Zero e Agricultura Sustentável e Igualdade de Gênero.
Rede solidária nacional
Considerado o maior programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos da América Latina, o Mesa Brasil Sesc conecta doadores a entidades sociais cadastradas em todo o país.
Com mais de 20 anos de atuação no Rio Grande do Norte, o projeto já redistribuiu mais de 26 milhões de quilos de alimentos, beneficiando 3,5 milhões de pessoas. Só em 2024, foram arrecadados e distribuídos 1,5 milhão de quilos, atendendo 376 mil pessoas — um crescimento de 25% em relação ao previsto para o ano.


