Simona Talma apresenta o show “Lado A, Lado D” , neste sábado (25)

Fechando a celebração dos seus 25 anos de carreira, a cantora Simona Talma apresenta o show “Lado A, Lado D” , neste sábado (25), dentro do evento Conexão Viver Bem – especial Outubro Rosa.

A artista, que enfrentou um câncer de mama e agora está em remissão tinha um sonho de apresentar esse show para pacientes oncológicos, familiares e grupos de apoio à causa.O show “Lado A, Lado D” fala poeticamente sobre o câncer e as dificuldades emocionais e físicas enfrentadas por Simona durante o tratamento, oferecendo apoio às pessoas que estão passando pela doença.

Falar desse tema é de extrema importância social, econômica e que envolve uma questão de saúde de máxima relevância, já que o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo. É preciso desestigmatizar e criar produtos que atendam a essa fatia da população e a arte é um caminho que pode e deve trazer luz ao tema.

Com este trabalho, a cantora quer conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, uma das medidas mais eficazes para evitar a mortalidade causada pela doença, pois a descoberta das células cancerígenas em estágio inicial possibilita um tratamento menos agressivo e mais efetivo. E ainda, visibilizar os grupos e suas atividades, que podem ser uma importante rede de apoio para os pacientes oncológicos.

“Alguns dos sentimentos mais difíceis de enfrentar quando somos diagnosticados com câncer são a solidão e falta de pertencimento. Você sente que não pertence mais ao lugar que ocupava na sociedade e que ninguém te entende, essa sensação, junto a possibilidade real da morte, nos enfraquece e tortura emocionalmente. Ouvir depoimentos e ver exemplos de pessoas que venceram a doença é fundamental. Durante o meu tratamento eu recebi depoimentos de pacientes e pessoas que enfrentavam todo tipo de problemas, emocionais ou físicos, me dizendo que se sentiram inspirados com a minha força, em me ver no palco, mesmo num momento tão difícil. Acredito que ouvir músicas feitas por uma paciente oncológica, músicas que estimulam e confortam, pode ser revolucionário e impactar profundamente essas pessoas e suas redes de apoio”, ressalta Simona.

Com musicalidade quase indefinível, o EP “Lado A, Lado D” traz um R&B meio dance, vai pra um trip hop blues, entra numa cúmbia docemente desconstruída pelas guitarras, passa obrigatoriamente pelo rock com letras profundas e inspiradoras até chegar num Ijexá lento, em uma parceria inédita com Paulo Souto. 

As faixas gravadas antes do diagnóstico falam de curas, saúde mental e da força do feminino.  Além de parcerias como a de Delci Jardim, poeta e escritor gaúcho que escreveu a letra de Agora Eu Sou, para ajudar Simona em seu processo: “agora eu sou, na vida, na rua, na pele, agora eu sou dentro de mim.” 

E por último  e talvez mais emocionante, a faixa em parceria com Paulo Souto, chama-se O Ouro Reluzente de Oxum, escolhida para homenagear seu parceiro e amigo, artista de grande importância pra música potiguar, que nos deixou vitimado pelo câncer. A letra de Simona feita pra Paulo, diz: Sob o sol espero e quero, acima do muro quero tudo, mundo vivo, quero amor e quero amar a beleza do futuro. De quem perde nessa vida eu quero o alvo puro: o ouro consciente de ser um.”

O projeto Simona Talma 25 anos de carreira tem produção de Carol Carvalho (DALE! Produções Culturais). Apresentam o projeto a Fundação José Augusto, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Programa Nacional Aldir Blanc de Incentivo À Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio institucional do Sistema Fecomércio RN por meio do Sesc RN, da deputada Natália Bonavides, da vereadora Samanda Alves e do deputado Francisco do PT.

SERVIÇO

CONEXÃO VIVER BEM – ESPECIAL OUTUBRO ROSA

Dia 25 de outubro, a partir das 16h, da Praça Augusto Leite

16h – Abertura.

16h15 – Aula de Yoga e Treino Ritmado

16h30 – Aula de Dança

17h – Apresentação dos Grupos de Apoio

17h30 – Abraço Rosa

18h15 – Desafio Rosa: Ritbox Reamar

19h – Show com Simona Talma

20h – Encerramento

SAIBA MAIS SOBRE ALGUNS GRUPOS DE APOIO

GRUPO DESPERTAR

Contato: (84)98846.3243 @grupodespertarliga

O Grupo Despertar existe há 32 anos e funciona no Centro Avançado de Oncologia. Nossa missão é dar apoio emocional e físico a pacientes com câncer de mama. Abraçamos a mulher no momento que recebe o diagnóstico, junto a equipe multidisciplinar da Liga.

CASA ROSA

Contato: @casarosarn

A Casa Rosa é uma ONG sem fins lucrativos que tem Matriz em São Paulo e várias sedes pelo Brasil, aqui no RN temos a Casa Rosa RN. O projeto disponibiliza doação de perucas para pacientes com câncer de forma gratuita durante o ano todo, por meio das doações de pelo menos 30cm de cabelo.

ONCO E VIDA

Contato: (84)98726.5908 @oncoevida

A Onco e Vida, denominada como associação de direito privado, sem fins lucrativos, atua na assistência a adultos e idosos com câncer, em situação de vulnerabilidade social, residentes em todo Rio Grande do Norte. A entidade busca garantir o acesso e adesão dos pacientes ao tratamento oncológico, através da execução de serviços diversos, como: Serviço Social, Psicologia, Assessoria Jurídica, Nutrição Fisioterapia, Odontologia, Alfabetização, Atividade Física, Dança, Oficinas de Artesanato, Albergue Diurno com café da manhã, almoço e lanche, além da concessão de benefícios diversos (cesta básica, medicamentos, suplementos, exames, auxílio condução, fraldas, material curativo, etc).

REAMAR DRAGON BOAT

Contato: (84) 98809.7414 @reamardragonboat

A equipe REAMAR é formada por mulheres que venceram o câncer de mama. Através da prática esportiva da canoagem dragon boat, essas mulheres encontram nas águas e no esporte coletivo uma nova forma de ressignificar suas trajetórias, fortalecendo o corpo e a alma em cada remada.

Últimas postagens