URBANOCINE (RN) lança videocartas com narrativas latino-americanas

Com o objetivo de construir pontes, afetos e novas narrativas que reafirmam o papel do audiovisual como ferramenta de expressão, pertencimento e transformação social, o festival URBANOCINE acaba de lançar no YouTube uma série de videocartas que apresentam as ações desenvolvidas pelo projeto ao longo de 2025.

Criado em 2013, o URBANOCINE é um projeto potiguar que atua com exibições públicas, projeções em espaços não convencionais e oficinas formativas que estimulam o debate sobre questões sociais, identitárias e territoriais a partir do cinema. A iniciativa busca democratizar o acesso ao audiovisual e fortalecer o diálogo entre comunidades, artistas e públicos diversos.

O idealizador do projeto, Gustavo Guedes, destaca que a edição de 2025 expandiu a atuação do URBANOCINE, tanto em território quanto em linguagem:

“2025 foi um ano muito proveitoso para o URBANOCINE. Ampliamos nosso repertório territorial e de linguagem, trazendo mais elementos da fotografia, da musicalidade e aprofundando o formato da videocarta. A produção de videocartas nesses locais foi muito positiva, especialmente porque este ano desenvolvemos uma parceria com a Escola Internacional de Cinema e Televisão (EICTV), em San Antonio de Los Baños, em Cuba. Isso trouxe outra perspectiva para o festival, ampliando nosso diálogo com instituições latino-americanas que trabalham com cinema e educação.”

“Enxergo isso como uma grande conquista para o URBANOCINE e para o audiovisual do Rio Grande do Norte. Expandir nosso olhar para a cinematografia latino-americana revela como somos mais fortes juntos. Reivindicar nossa identidade no RN também faz parte de um movimento que atravessa toda a América Latina, e o cinema é uma ferramenta poderosa para nos afirmarmos enquanto povos indígenas, negros, ciganos e latino-americanos.As fronteiras são apenas geográficas: nossas histórias são parecidas, e estamos aqui para continuar contando essas narrativas. Espero que em 2026 possamos seguir ampliando esse diálogo sobre cinema, cidade e identidade”, completa Gustavo. 

Os interessados podem assistir às videocartas no link: https://youtu.be/lAsDCA1xqWg

A sétima edição do Festival URBANOCINE é uma realização da Fundação José Augusto, Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte e Governo do Estado do RN, com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal. A produção é da Ilha Deserta.

As ações do projeto podem ser acompanhadas pelo Instagram @urbanocine e pelo site oficial www.urbanocine.com.br

URBANOCINE 2025 em números

Assú/RN

* Casa de Cultura e Cine Teatro Pedro Amorim – 10 participantes

* Comunidade Quilombola de Bela Vista / Piató – 40 participantes

Macaíba

* Comunidade Indígena do Tapará – 50 participantes

* Comunidade Quilombola de Capoeiras – 50 participantes

San Antonio de Los Baños (Cuba)

* Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV) – 30 estudantes

Natal/RN – Casa da Ribeira

* Programação especial – 250 pessoas

Fotos: Tiago Lima 

Últimas postagens