Cia. Barbixas apresenta o espetáculo “Improvável” , no Teatro Riachuelo

Criado pelo trio de humoristas Anderson Bizzocchi, Daniel Nascimento e Elidio Sanna (os Barbixas), Improvável é um espetáculo de improvisação teatral onde as cenas são criadas na hora, a partir das ideias da plateia. O espetáculo surgiu em 2007 e é baseado no formato de jogos de improviso, onde um mestre de cerimônias apresenta as regras e escolhe um tema sugerido pela plateia, levando os atores a improvisar cenas sem nenhuma preparação prévia. Em Natal, a apresentação será no dia 27 de julho, no Teatro Riachuelo. Além das colaborações da plateia, o Improvável conta com atores convidados todas as semanas, o que faz dele um espetáculo completamente novo. Muitos nomes do humor nacional e internacional já se apresentaram com a Cia Barbixas, como Fábio Porchat, Marco Luque, Thiago Ventura, Bruna Louise, Rafinha Bastos, Oscar Filho, Marianna Armellini, Maurício Meireles, Gustavo Miranda (Colômbia), César Mourão (Portugal), entre outros. Essa dedicação ao trabalho e a grande habilidade dos atores de arrancar risos de plateias de todas as idades e locais, projetou a Cia. Barbixas como o principal nome do improviso nacional, rendendo também convites para apresentações fora do país. Em 2025 o espetáculo Improvável continua sua turnê pelas principais capitais do país, lotando teatros de norte a sul. E para aqueles que não querem perder nada, todas as terças são publicados vídeos novos no canal dos Barbixas no Youtube, que conta com mais de 3 milhões de inscritos e registra uma média de 14 milhões de acessos por mês. O canal já esteve na lista das 100 webséries mais vistas do mundo. Ficha Técnica – Espetáculo Improvável Gênero: Humor Elenco: Anderson Bizzocchi, Daniel Nascimento, Elidio Sanna Direção: Cia. Barbixas de Humor Direção de produção: Flora de Assumpção Produção executiva: Tamara Borges SERVIÇO Cia.Barbixas – Improvável Dia 27 de julho, às 20h, no Teatro Riachuelo CANAIS DE VENDAS OFICIAIS Bilheteria do Teatro Riachuelo ou no site uhuu.com 

Grupo potiguar é destaque no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto

A cultura potiguar marca presença em uma das maiores vitrines do teatro latino-americano. A Cia. Pão Doce, de Mossoró (RN), é um dos destaques do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto), que acontece de 17 a 26 de julho, no interior de São Paulo. A companhia apresentará o espetáculo A Casatória C’a Defunta em três sessões ao ar livre, nos dias 19, 20 e 21, como parte da programação oficial do evento. Reconhecida por sua trajetória de mais de uma década, a montagem é uma das mais longevas do teatro potiguar e leva aos palcos uma mistura de teatro popular nordestino, música ao vivo e contação de causos do imaginário popular. A peça tem direção de Marcos Leonardo, texto e direção musical de Romero Oliveira e é encenada por Lígia Kiss, Mônica Danuta, Raull Davyson, Paulo Lima e Diogo Rocha. O FIT Rio Preto chega à sua 56ª edição — sendo a 23ª com caráter internacional — e traz uma programação gratuita com 47 obras e 111 apresentações espalhadas por 18 espaços da cidade paulista, incluindo teatros, ruas e praças. Participam grupos e artistas de nove estados brasileiros e de países como Alemanha, Argentina, Chile, México e Uruguai. Além das apresentações, o festival também conta com oficinas, feira de artesanato, experiências imersivas em realidade virtual e até uma mostra inédita dedicada ao teatro lambe-lambe. Confira onde assistir à Cia. Pão Doce: A CASATÓRIA C’A DEFUNTA – Cia. Pão Doce – Mossoró (RN) 📌 Sinopse:Cinco atores em “pés-de-banco” contam a história de Afrânio, um jovem medroso que, prestes a se casar com sua amada Maria Flor, acaba se unindo à fantasmagórica Moça de Branco. Levado ao submundo, ele embarca em uma jornada cheia de encontros e lições, mas permanece determinado a reencontrar seu verdadeiro amor — mesmo que isso custe sua própria vida. 📍 Serviço – FIT Rio Preto 2025🗓️ De 17 a 26 de julho, em São José do Rio Preto (SP)🎟️ Ingressos gratuitos com reserva antecipada a partir de 8 de julho pelo Sympla ou, no caso do Centro Cultural Sesi Rio Preto, via Meu Sesi (mediante cadastro).🌐 Programação completa: www.fitriopreto.com.brPara apresentações em praças e ruas, não é necessário reserva.

Audiência em Parnamirim reforça campanha da ALRN sobre adolescência e hiperconectividade

Estudantes, especialistas e autoridades se reuniram na última sexta-feira (11) para debater os impactos da hiperconectividade na vida dos adolescentes. A audiência pública aconteceu na Câmara Municipal de Parnamirim e lotou o plenário com alunos da Escola Estadual em Tempo Integral Dr. Antônio de Souza, marcando mais uma ação em sintonia com a campanha institucional da Assembleia Legislativa do RN (ALRN), que neste ano tem a adolescência como foco central de conscientização. A iniciativa foi proposta pelo vereador Professor Ítalo, que destacou a importância de ensinar os jovens a usar a tecnologia com equilíbrio. “Não se trata de demonizar as telas, mas de promover um uso consciente e saudável”, afirmou. O tema ganhou ainda mais força ao dialogar diretamente com a campanha da ALRN “Adolescência: acompanhe, compreenda e acolha”, lançada em junho, com o objetivo de ampliar o diálogo intergeracional e dar visibilidade aos desafios da juventude na era digital. A diretora administrativa da ALRN, Dulcinéa Brandão, representando o presidente Ezequiel Ferreira, destacou a urgência de políticas públicas voltadas à adolescência. “Precisamos oferecer um olhar diferenciado a essa fase da vida, que é repleta de desafios e transformações.” Durante o encontro, diversos especialistas alertaram para os danos causados pelo uso excessivo de telas. O psicólogo Michel Macedo falou sobre o aumento de queixas emocionais entre os jovens, enquanto o hebiatra Genner Barbosa comparou o impacto da hiperexposição digital a um vício químico. Já a psicóloga Débora Sampaio apresentou a palestra “Acompanhe, Compreenda, Acolha”, título que sintetiza a proposta da ALRN, reforçando a importância de escuta ativa e apoio emocional por parte das famílias e escolas. Também participaram do debate o presidente do Conselho Tutelar I de Parnamirim, Mathaus Richardson, que sugeriu a inclusão da educação digital nas escolas, e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condica), como a professora Maricele. A educadora Dinamene Rego, docente de sociologia, elogiou o protagonismo estudantil: “Eles estão conscientes e querem ser ouvidos. Nosso papel agora é acolher e garantir espaço para essas vozes.” E essas vozes fizeram a diferença. O estudante Adriano Campos de Lima Júnior, de 17 anos, chamou atenção para a falta de alfabetização digital. “Pulamos uma etapa essencial. A população precisa ser ensinada a diferenciar o que é real do que é fake.” Já Ana Beatriz Viana alertou para o impacto da baixa qualidade da educação básica: “Isso nos deixa mais suscetíveis a depender de informações rápidas, como as das IAs.” A audiência também foi espaço para os adolescentes trazerem outras questões do cotidiano, como as cobranças em excesso e problemas estruturais nas escolas. Com mais de uma década promovendo campanhas de conscientização, a ALRN reforça em 2025 seu papel de agente transformador com foco na juventude. Já foram temas de campanhas anteriores: Adoção (2015), Doação de Órgãos (2017), Idosos (2018), Autismo (2018), Alienação Parental (2019), Violência Doméstica (2020), Doação de Sangue (2021), Alzheimer (2022), Feminicídio (2023), Paz nas Escolas (2023), Capacitismo (2024) e agora, em 2025, a Adolescência.

Cantora Jane Cortez lança música autoral em show especial com Khrystal no dia 12

No próximo sábado, 12 de julho, o público potiguar será presenteado com o show de lançamento da nova música autoral da sambista Jane Cortez, intitulada “Sabe Nem o Que Falar”. A apresentação acontecerá no Espaço Cultural Cores que Tocam, a partir das 19h, na Vila de Ponta Negra, e participação especial da cantora e compositora Khrystal. Os ingressos do show estão disponíveis na plataforma Sympla. A canção, um xote com sonoridade feminina, moderna e raiz, marca a quarta composição autoral de Jane, que assina a música ao lado de Khrystal. A artista conta que a composição nasceu de um processo sensível e profundo, guiado por afetos, memórias e conexões com suas origens. “Essa é minha quarta música autoral e tenho a honra de contar com a participação de Khrystal na composição e interpretação. Escrevi a letra em 2021, mas foi em janeiro deste ano que iniciei uma mentoria com ela. Compartilhei a letra e, naquele mesmo dia, criamos juntas a melodia. Depois, a música foi enriquecida com o arranjo de Jubileu Filho, e gravamos em junho. Um processo lindo e muito significativo pra mim”, compartilha Jane. Radicada no Rio Grande do Norte há 33 anos e moradora de Parnamirim há duas décadas, Jane tem raízes afetivas no estado. “Assim que cheguei em Natal, frequentava as festas juninas de São José de Mipibu, onde tenho família e muitas memórias. Resolvi externar esse sentimento através de uma canção. Afinal, a arte é isso: liberdade de se expressar e criar pra gente e pro mundo”, completa. O projeto foi contemplado pela PNAB de Parnamirim e tem direção geral da própria Jane Cortez, com direção musical e preparação vocal de Khrystal e arranjos assinados por Jubileu Filho, que também participou da gravação ao lado de músicos como Chico Bethoven, Lipe Guedes, entre outros nomes. Ficha Técnica – “Sabe Nem o Que Falar”Composição e Interpretação: Jane Cortez e KhrystalDireção Geral: Jane CortezDireção Musical e Preparação Vocal: KhrystalArranjo e Produção Musical: Jubileu FilhoMúsicos: ServiçoShow de Lançamento da Música “Sabe Nem o Que Falar” – Jane Cortez (part. Khrystal)Data: 12 de julho de 2025 (sábado)Abertura da casa: 17h30Local: Espaço Cultural Cores que Tocam – Rua Antônio Cesáreo da Costa, Nº5, Vila de Ponta Negra – Natal/RNIngressos do show: Sympla

Supermercadistas do RN se reúnem em evento com foco em inovação e performance no varejo

A capital potiguar recebe, no próximo dia 17 de julho, mais uma edição do ABRAS em Ação nas Estaduais – Rio Grande do Norte, iniciativa da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) em parceria com a Associação de Supermercados do RN (ASSURN). O encontro, gratuito e exclusivo para empresários, gestores e profissionais do setor, será realizado no Holiday Inn Natal, das 8h às 18h, e promete uma imersão em estratégias de inovação e eficiência no varejo. Com uma programação especial, o evento contará com palestras de nomes de destaque como Alberto Kastro (Escola de Leads), Alexandre Ribeiro (R-Dias), Fernando Luiz (especialista em varejo) e Marcio Milan (vice-presidente de Relações Institucionais da ABRAS). Entre os temas abordados estão jornada comercial, uso prático da inteligência artificial e eficiência operacional. “O ABRAS em Ação tem se consolidado como um dos principais espaços de formação e atualização para os supermercadistas do estado. Acreditamos na força do setor e na importância de oferecer conteúdos relevantes e estratégicos para o nosso crescimento coletivo”, afirmou Gilvan Mikelyson, presidente da ASSURN. Segundo Marcio Milan, o evento também trará atualizações sobre as pautas institucionais discutidas em Brasília, permitindo que os empresários potiguares estejam alinhados às diretrizes nacionais da categoria. “Vamos compartilhar esse material com os participantes para que cada empresa possa reproduzir e aplicar junto às suas equipes”, disse. O encontro faz parte de uma agenda itinerante promovida pela ABRAS nos estados, com o intuito de estimular a troca de experiências e o fortalecimento regional do setor supermercadista. “Compartilhar conhecimento é o primeiro passo para transformar a execução e elevar a eficiência das operações”, destacou Celso Furtado, vice-presidente de Vendas e Marketing da ABRAS. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas pelo link: https://eventos.inteegra.com.br/in/res/8xiMOmC. Serviço📍 ABRAS em Ação – ASSURN 2025📅 17 de julho de 2025 – das 8h às 18h📌 Holiday Inn Natal – Av. Senador Salgado Filho, 1906, Natal/RN🎟️ Inscrições gratuitas: Clique aqui

Feira Multicultural Mãos do Potengi acontece neste fim de semana em Natal

A Feira Multicultural Mãos do Potengi acontece neste fim de semana, dias 12 e 13 de julho, às margens do Rio Potengi, na Avenida do Contorno, no bairro Cidade Alta, em Natal. Com entrada gratuita e estrutura completa para toda a família, o evento começa a partir das 16h e promete ser uma verdadeira celebração da cultura, do artesanato e do empreendedorismo local. Mais de 40 expositores já confirmaram presença, oferecendo uma grande variedade de produtos artesanais, como biojoias, cerâmica, saboaria artesanal, madeira, costura, tapeçaria, trançados, crochê, entre outros itens que expressam o talento e a criatividade potiguar. Gastronomia regional e diversificadaA praça de alimentação da feira terá opções para todos os gostos, incluindo o famoso Acarajé do ED, os sabores da Culinart, os doces da Arte na Panela Confeitaria, as delícias da Angell Fest, o clássico Pittsburg, os produtos da Siga Cajumel, além das comidas típicas da Tia Sebastiana e uma variedade de bolos e petiscos. Espaços para relaxar e se divertirA programação também inclui o Espaço Bem-Estar, com serviços de massoterapia e cuidados com a pele, além de uma Área Kids com brinquedos infláveis e Kid Play para garantir a diversão dos pequenos. Para quem gosta de leitura, o espaço Café com Leitura KV estará presente com venda de livros e um ambiente aconchegante para relaxar e apreciar a vista privilegiada do Rio Potengi. Estrutura e confortoO evento contará com estacionamento gratuito com 100 vagas, oferecendo mais comodidade aos visitantes. Música ao vivo e pôr do solA programação musical será um dos pontos altos do evento. No domingo (13), o cantor Naninho Show sobe ao palco, encerrando a feira em grande estilo, com muita música e animação ao entardecer. A Feira Multicultural Mãos do Potengi é uma realização da Associação de Juventudes Construindo Sonhos, com o apoio da Prefeitura do Natal, Fecomércio, Sebrae, Golden Tulip, dos ex-vereadores Chagas Catarino e Nivaldo Bacurau, Construtora Hazbun, DNA Center, em parceria com DNA Pet, Associação dos Artesãos, União Pet Brasil, Natal Reciclagem, Kave Café Literário, InterTV Cabugi, TV Tropical, 94FM, 97 FM e Rádio Mix. Reúne produtores locais, empreendedores e artistas em um ambiente de incentivo ao associativismo, ao empreendedorismo e ao fortalecimento da economia criativa. Serviço:📍 Feira Multicultural Mãos do Potengi📅 12 e 13 de julho (sábado e domingo)🕓 A partir das 16h📍 Avenida do Contorno — Cidade Alta, Natal (às margens do Rio Potengi)🎟 Entrada gratuita

Fabiana Karla e Tania Bondezan estrelam comédia “Radojka” neste fim de semana em Natal

O Teatro Alberto Maranhão recebe, de 11 a 13 de julho, o espetáculo “Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada”, estrelado pelas consagradas atrizes Fabiana Karla e Tania Bondezan. A montagem tem direção de Odilon Wagner e produção local assinada por Jorge Elali Produções. Com texto dos autores uruguaios Fernando Schmidt e Christian Ibarzabal, a peça é uma comédia ácida e inteligente que mistura crítica social com situações absurdas, explorando temas como o envelhecimento no mercado de trabalho e a precariedade dos vínculos no serviço doméstico. A versão brasileira surgiu a convite do próprio autor a Tania Bondezan, que se apaixonou pela obra e convidou Odilon para dirigi-la. Na trama, duas cuidadoras — Glória (Fabiana Karla) e Lúcia (Tania Bondezan) — dividem os turnos de trabalho para cuidar de Radojka, uma idosa sérvia. Tudo muda quando, após um acidente, Radojka morre e as duas mulheres decidem esconder o fato para não perderem seus empregos. O resultado é uma série de planos improváveis, dilemas morais e reviravoltas hilárias. Com humor ácido e ritmo dinâmico, “Radojka” já foi montada em mais de 15 países desde sua estreia em 2016 e conquistou importantes prêmios na Argentina e no México, como o Estrella de Mar, Carlos, ACE Awards e Bravo. As apresentações acontecem nesta sexta (11), sábado (12) e domingo (13), no Teatro Alberto Maranhão. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Outgo ou na bilheteria do teatro.

Conferência debate políticas públicas para mulheres nos dias 15 e 16 em Natal

Com foco na construção coletiva de soluções para os desafios enfrentados pelas mulheres na capital potiguar, a cidade de Natal realiza nos dias 15 e 16 de julho a 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. O evento acontecerá no CEMURE (Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves), com participação gratuita e sem necessidade de inscrição prévia. Promovida pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), a conferência traz como tema central: “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”. Durante os dois dias, a programação contará com mesas temáticas, debates, grupos de trabalho e construção de propostas que irão compor o plano municipal de políticas públicas para as mulheres. Além disso, o evento irá eleger as delegadas que representarão Natal na Conferência Estadual. A secretária Andréa Dias destaca que a conferência é um espaço democrático fundamental: “É um momento muito importante para todas nós. Um espaço legítimo de fala e construção coletiva, onde cada mulher pode contribuir com sua vivência e visão. Convido todas as mulheres de Natal a participarem ativamente”, reforça. A iniciativa pretende reunir representantes da sociedade civil, movimentos sociais e instituições públicas em um ambiente plural e de escuta, para debater temas como: A Prefeitura reforça que a participação popular é essencial para o fortalecimento da democracia e para a consolidação de políticas públicas que atendam às reais necessidades da população feminina da capital. Confira a programação completa: Terça-feira, 15 de julho Manhã– 8h – Credenciamento e Lanche;– 8h30 – Apresentação Cultural;– 9h – Abertura Solene e Composição da Mesa;– 9h20 – Conferência de Abertura;– 10h – Painel: Plano Municipal para Mulheres de Natal – SEMUL;– 10h30 – Leitura e aprovação do Regimento;– 12h – Intervalo para Almoço–  Apresentação Cultural  Tarde– Mesas Expositoras– 14H – Políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no município: avanços e desafios;– 14H30 – Igualdade no mundo do trabalho, autonomia econômica e economia do cuidado;– 15H – Enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres, incluindo racismo, sexismo, lesbofobia, bisfobia e transfobia;– 15H30 – Intervalo com atividades de relaxamento– 15h50 – Saúde das mulheres, direitos sexuais e reprodutivos;– 16h20 – Igualdade na participação das mulheres nos espaços de poder e decisão;– 16h50 – Educação para a igualdade e cidadania;– 17h20 – Encerramento do dia. Quarta-feira, 16 de julhoManhã– 8h – Início dos trabalhos na Plenária: Acolhimento;– 8h30 – Trabalho em Grupos;– 12h – Intervalo para Almoço.– Atividades culturais Tarde– 13h– Plenária para apresentação dos Grupos;– 16h – Escolha das Delegadas;– 17h – Encerramento.

Inscrições prorrogadas: 38º Prêmio Rodrigo vai até 13 de julho com R$ 35 mil para ações culturais

As inscrições para o 38º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade seguem abertas até este sábado, 13 de julho. A premiação, promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reconhece e estimula ações que valorizam e preservam o Patrimônio Cultural brasileiro. O valor do prêmio é de R$ 35 mil para cada uma das 15 iniciativas vencedoras, realizadas entre 2022 e 2024. O tema deste ano é “Patrimônio Cultural, Territórios e Sustentabilidade”, com foco na valorização dos contextos urbanos, rurais e periféricos, e na promoção da sustentabilidade social, ambiental e econômica. As inscrições podem ser feitas de forma online, pelo site premiorodrigo.iphan.gov.br, nas seguintes categorias: O processo de seleção será feito em três etapas: habilitação, estadual e nacional. A última fase prevê a defesa oral das 30 propostas finalistas, que passarão por uma avaliação da Comissão de Mérito. Criado em 1987, o Prêmio Rodrigo é o principal reconhecimento nacional às iniciativas que trabalham em prol da cultura e da memória brasileiras. Seu nome homenageia Rodrigo Melo Franco de Andrade, responsável pela fundação do antigo Sphan (atual Iphan) e um dos maiores nomes na defesa do patrimônio cultural do país. 📩 Dúvidas podem ser encaminhadas para:

Casa Durval Paiva celebra 30 anos com festa solidária amanhã (11) no Versailles Recepções

Em 2025, a Casa Durval Paiva celebra 30 anos de uma história marcada pela solidariedade, acolhimento e impacto social. Fundada em 11 de julho de 1995, em Natal, a instituição tornou-se referência no apoio a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer e doenças hematológicas crônicas, vindas de diversas cidades do Rio Grande do Norte e de outros estados do Brasil. Ao longo dessas três décadas, a Casa já beneficiou mais de 2.000 pacientes e suas famílias, oferecendo não apenas estadia, mas também acesso a saúde, educação, assistência social e reinserção no convívio escolar e familiar. Mais do que um espaço de acolhimento, a Durval Paiva oferece atendimento humanizado e multidisciplinar, atuando em cinco frentes fundamentais: Assistência Social, Saúde, Educação, emprego e renda e desenvolvimento sustentável. O objetivo é garantir o acompanhamento integral dos pacientes e seus familiares, fortalecendo o vínculo afetivo, a adesão ao tratamento e a reinserção social e escolar. A CDP também se orgulha de seus projetos, como o “Projeto Vida”, que acontece “fora dos muros” da instituição e promove qualidade de vida e o resgate da cidadania, através da melhoria e garantia de uma habitação segura e saudável, onde já foram construídos ou reformados mais de 270 lares. Além da visita periódica aos pacientes cadastrados, a fim de garantir a adesão ao tratamento. Com uma equipe multidisciplinar, formada por serviço social, odontologia, diagnóstico precoce, casa dos ofícios (Emprego e Renda), dispensário de medicamentos, fisioterapia, nutrição, psicologia e pedagogia, contabilizamos mais de 10.000 familiares assistidos indiretamente. Com destaque para ações preventivas, capacitações e sensibilizações sobre o câncer infantojuvenil. Para comemorar essa história, a Casa Durval Paiva realiza, no dia 11 de julho, uma grande festa solidária no Versailles Recepções, a partir das 20h. Com o conceito all inclusive, o evento contará com buffet completo, bebidas premium e manobrista. As atrações musicais incluem DJ Bruno Giovanni, Uskaravelho, Rebekka Martins, Léo Ricci e Diogo das Virgens, prometendo uma noite animada e inesquecível, com renda revertida para os projetos da instituição. Os ingressos estão à venda por R$ 350 na Tota Tabacaria (Petrópolis) e na Casa Durval Paiva. “Acreditamos que ninguém enfrenta o câncer sozinho. Esses 30 anos mostram, que, com empatia e responsabilidade, podemos transformar diagnósticos em histórias de superação. Seguiremos firmes, acolhendo cada família com o mesmo amor que inspirou a criação da Casa”, destaca Rilder Campos, presidente da Casa Durval Paiva. Na biografia da Durval Paiva, centenas de histórias podem ser narradas: algumas de perda e outras tantas de cura, porém, o que predomina é a celebração pela vida enquanto ela existir!